Saúde

Espírito Santo é pioneiro em tratamento reparador de células

Um novo e revolucionário tratamento reconstrói os tecidos danificados, usando células da gordura corporal dos pacientes

Foto: Divulgação-web

No Brasil é muito comum a procura por tratamentos estéticos e por problemas na pele. Isso ocorre devido a existência de inúmeras doenças como diabetes, queimaduras, câncer, entre outras, e o envelhecimento que danificam as células. Muitas lesões podem exigir tratamentos longos e complicados, o que leva a infecções, traumas e até desinteresse do paciente pelo tratamento.

Felizmente, uma técnica italiana, que trabalha com reparação das células, será ministrada ao vivo direto da Itália, na próxima quarta-feira, 22, para a equipe de médicos e cirurgiões do Instituto Gasperazzo, em Vitória. Com isso, o Espírito Santo será pioneiro no tratamento que visa revolucionar a medicina reparadora no Brasil.

O cirurgião plástico André Fraga Lopes explica que a técnica Lipogems promete otimizar e rejuvenescer as células através da introdução de pequenas quantidades de tecido adiposo, removido do abdômen, coxa, nádegas ou, geralmente, onde está mais presente, promovendo a melhora da qualidade de vida dos pacientes.

“Descobrimos que a técnica, chamada Lipogems, pode ser levada na face promovendo o rejuvenescimento das estruturas do rosto do paciente usando a sua própria gordura corporal. O procedimento leva apenas algumas horas e fornece resultados naturais e duradouros”, diz Arthur Gasperazzo, responsável pelos primeiros pacientes tratados no Brasil.

O poder curativo da gordura

Segundo uma das médicas envolvidas com a técnica no Espírito Santo, Izabella Peruchi, a gordura corporal desempenha uma série de papéis em nosso corpo, inclusive desempenhando um papel importante na maneira como curamos. “A gordura (ou tecido adiposo) possui propriedades reparadoras naturais e contém células que podem ajudar a curar outros tecidos danificados no corpo. Entretanto, a transferência de gordura sem tratamento do método Lipogems não é eficaz, pois 85% do volume é perdido em apenas 4 meses, enquanto Lipogems tem a duração de anos”.

Usado para tratar mais de 30 mil pacientes em todo o mundo. O Lipogems é amplamente utilizado para tratar com sucesso lesões ortopédicas e esportivas, artrite, diabetes, queimaduras, procedimentos estéticos e outras condições:

Aplicações da técnica

O procedimento pode ser utilizado no tratamento da diabetes, queimaduras, lesões esportivas, ortopedia, terapia da dor, rejuvenescimento vaginal, regeneração de rosto e decote, restaurar volumes, rejuvenescimento das mãos e reconstruções faciais. 

Atua na reparação da pele, esclerodermia, vasculopatia, periodontite, colonoproctologia (fístulas). Pode ser utilizado para acelerar a recuperação de feridas diabéticas, lesões esportivas, em ortopedia para osteoartrite e tendinopatias das articulações do ombro, joelho, quadril, tornozelo, cotovelo e ATM. 

Aplicação de técnicas de medicina reparadora Lipogems pode ser utilizada nas vias de terapia da dor crônica, graças a infiltrações direcionadas no nível articular. Também pode ser utilizada para rejuvenescimento vaginal e atrofia vaginal pós-menopausa.