Saúde

Esportes e brincadeiras vão alertar sobre a obesidade infantil

As inscrições para o evento são gratuitas e vão até dia 2 de outubro. A programação é voltada para crianças de 4 a 12 anos de idade

Foto: Divulgação

Com o objetivo de alertar sobre os riscos da obesidade infantil e incentivar boas práticas por meio de escolhas divertidas, a Unimed Sul Capixaba realiza, no dia 5 de outubro, o evento “Criança em Ação”, voltado para a faixa etária de 4 a 12 anos. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral, e podem ser feitas até 2 de outubro pelo site do evento.

A ação, que faz parte da campanha “Sempre é Tempo de Prevenir” da cooperativa, acontecerá no Centro de Lauro Pinheiro Pingo de Gente (Celp), no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim, das 8h às 12h. Na programação, palestras educativas para os pais sobre a obesidade infantil, maratonas esportivas, oficinas e brincadeiras, dentre outras atividades.

“Nós iremos tratar a obesidade infantil de uma forma diferente, mais recreativa e lúdica, propondo atividades que as crianças possam desenvolver e que, ao mesmo tempo, incentivem à prática de exercícios físicos e de uma alimentação mais saudável”, ressalta a nutricionista da Unimed Sul Capixaba, Adriana Sarzedas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que cerca de 41 milhões de crianças com menos de 5 anos estejam acima do peso no mundo. No Brasil, são 2 milhões por ano. Crianças com obesidade aos 2 anos têm 75% de chance de ser obeso na vida adulta, podendo desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, distúrbios psicológicos, complicações gastrointestinais e doenças cardiovasculares, dentre outras.

“Sempre é Tempo de Prevenir”

Para falar sobre prevenção e cuidados com a saúde, a Unimed Sul Capixaba está realizando a campanha “Sempre é Tempo de Prevenir”, pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa unifica as campanhas Setembro Verde (de prevenção do câncer colorretal), Setembro Amarelo (de prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata), com ações e discussões de forma integrada.

De setembro a novembro são realizados exames de rastreio, palestras, exposição fotográfica e abordagens em empresas e escolas para incentivar hábitos saudáveis.