Saúde

Estado espera Ministério da Saúde aprovar protocolo de ações para prevenção ao coronavírus

No documento, estão definidas todas as medidas a serem tomadas caso apareça algum caso suspeito do coronavírus no estado

Foto: Divulgação

Esta segunda-feira foi o último dia do prazo para que os estados enviassem ao Ministério da Saúde seus respectivos protocolos de ações de prevenção sobre o coronavírus. O documento do Espírito Santo foi encaminhado semana passada e agora só aguarda aprovação. 

No registro estão definidas todas as medidas a serem tomadas caso apareça algum caso suspeito do coronavírus no estado.

Até a tarde desta segunda-feira havia 40 mil casos confirmados da doença no mundo, com 909 mortes, todas na China. No Brasil são 11 casos suspeitos e nenhum confirmado. O governo capixaba também colocou à disposição do Ministério da Saúde o Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen), que é referência nacional nos exames de diagnóstico da tuberculose. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o Estado tem estrutura para fazer o exame diagnóstico do vírus.

Economia em risco

A epidemia pode afetar os negócios internacionais. A Arcelor Mittal informou em nota que tem monitorado a situação, mas até agora não houve prejuízo nas operações. Já a  Vale disse que tem seguido as recomendações do Ministério da Saúde, mas não deu detalhes sobre impacto econômico. 

A Vitória Stone Fair,que começa nesta terça-feira (11), não terá expositores chineses. Segundo a organização do evento, das 17 empresas da China que viriam, apenas duas confirmaram presença, mas uma é representada por brasileiros e outra, por italianos.

A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que administra o Porto de Vitória, informou, em nota, que não há uma linha direta de navios da China para o Espírito Santo; nenhuma embarcação daquele país encontra-se aqui. A entidade acrescenta que está sendo seguido um protocolo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

É o mesmo protocolo cumprido pela concessionária do Aeroporto de Vitória. Se houver uma pessoa passando mal no avião ou navio e com sintomas do coronavírus, ninguém pode desembarcar. Representantes da Anvisa deverão subir a bordo, examinar o paciente e, se a suspeita for confirmada, o paciente é encaminhado para um hospital, determinado pela Secretaria Estadual de Saúde. A tripulação e os passageiros ficam em quarentena.

* Com informações do repórter Laércio Campos, da TV Vitória / Record TV