Saúde

Estoque de vacinas, antes zerado, começa a ser reabastecido em Linhares

As vacinas DTP começam a ser distribuídas para as unidades do município. Ainda falta a Pentavalente

Foto: Prefeitura de Nova Venécia
Vacinas já estão disponíveis nas unidades de Linhares.

Vacinas que faltavam nos estoques das unidades de saúde de Linhares começam a chegar no município. As doses da Tríplice Bacteriana foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde, responsável por disponibilizar as vacinas no país.

Também chamada de DTP, a Tríplice Bacteriana é aplicada em crianças em dois momentos: 1 ano e 3 meses e, depois, com 4 anos. A dose protege contra difteria, tétano e coqueluche. 

Em julho, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu a vacinação com esse tipo de dose quando o estoque zerou. O problema também afetou outros municípios do estado, já que o Ministério da Saúde tinha enviado cotas reduzidas da vacina à Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), responsável pela distribuição de doses aos municípios.

O estoque da vacina Pentavalente ainda não foi regularizado. A Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o envio das doses, que protegem contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B. 

“São doses importadas e aguardamos a liberação pela Anvisa para que a situação vacinal das crianças do município também seja normalizada”, esclareceu a diretora de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Jackelene Ramos.