Saúde

Estoque de vacinas em Linhares deve ser normalizado na semana que vem

Sesa já recebeu as vacinas do Ministério da Saúde e deve distribuir aos municípios ainda na próxima semana

Foto: Prefeitura de Nova Venécia
Municípios com baixo estoque devem receber as vacinas nos próximos dias.

O estoque de vacinas das unidades de saúde de Linhares deve ser reabastecido na próxima semana, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Doses da tríplice bacteriana (DTP) e pentavalente foram enviadas pelo Ministério da Saúde.

O Espírito Santo recebeu 11.700 doses. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deve encaminhar essas vacinas aos municípios capixabas, incluindo Linhares, na semana que vem. “Assim que as doses chegarem ao município, vamos realizar a distribuição para as unidades de saúde”, disse a diretora de Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos

São doses contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b. Com a liberação das vacinas, os estoques nas Unidades Básicas de Saúde de Linhares vão ser normalizados.

Sem vacina

Em agosto, várias unidades de atendimento do estado estavam com os estoques de vacina pentavalente zerados. Toda a rede pública de saúde capixaba foi afetada. Na época, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), responsável pela distribuição de doses aos municípios, informou que o estado tinha recebido cotas reduzidas por parte do Ministério da Saúde. 

Segundo a coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis do ES, a cota mensal para o Espírito Santo é de 16.590 mil doses. O último envio feito pelo Ministério da Saúde foi em julho, com lote de 7.810 mil doses. Por isso, a vacinação em vários postos do estado foi interrompida.