Saúde

Estudante: Saiba como se preparar para o Enem e tenha atenção ao horário de verão

Não dormir tarde e evitar estresse no dia que antecede é a prova é muito importante para o bom desempenho

Foto: Rovena Rosa/Arquivo Agência Brasil
É preciso estar atento e não esquecer de adiantar o relógio em uma hora. 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma deixar os estudantes nervosos, ansiosos e preocupados. Afinal, o resultado irá garantir a entrada em uma Universidade Pública Federal ou não. Contudo, outra preocupação trazida durante a prova é horário de verão. É que a mudança no relógio vai acontecer na noite anterior ao primeiro dia de provas do Enem, notícia que deixou muitos estudantes desesperados. 

A médica especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese, recomenda que para um bom desempenho nas provas, os estudantes modifiquem seus relógios com pelo menos 10 dias de antecedência, pra não sofrer tanto no dia da prova. “A prática de exercícios físicos também pode ser uma boa aliada pra garantir uma boa noite de sono”, avalia a especialista.

Enquanto muitas pessoas comemoram uma hora a mais de sol no fim da tarde, outras reclamam que sentem mais cansaço, dificuldade na hora de dormir e até falta de apetite.

A médica especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese, explica que esses e outros sintomas são comuns devido à alteração no relógio biológico, que vai precisar se adequar novamente. “Como escurece mais tarde, a produção da melatonina –hormônio que regula o sono – sofre uma diminuição. Geralmente nosso organismo pode levar até 14 dias para se adaptar à mudança, dependendo de cada pessoa”, diz a médica, que recomenda começar a preparar o corpo para a mudança duas semanas antes da troca de horário.

Dicas para a semana final de preparação para o Enem

– Evite a ansiedade, busque fazer algo que o distraia e tranquilize

– Não durma tarde, o corpo e a mente devem estar descansados

– Busque o apoio da família

– Fuja de alimentos pesados e de bebidas energéticas