A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença silenciosa que pode matar. Segundo o Ministério da Saúde, em 2017, 141.878 pessoas morreram no Brasil devido a hipertensão, uma média de 388 óbitos por dia. A doença pode ser controlada através de remédios, uma dieta adequada e a prática de atividade física. Entretanto, para que o tratamento tenha início, a pessoa precisa saber que está hipertensa.
Para alertar a população sobre os perigos da pressão alta para a saúde, estudantes de medicina e do curso de farmácia de instituições particulares da Grande Vitória, irão fazer uma ação voluntária em um shopping na Reta da Penha, para aferir a pressão das pessoas nos dias 25, 28 e 29 de outubro.
A primeira ação será realizada no dia 25 de outubro, das 10h às 20h. A pressão alta é caracterizada quando os valores máximo e mínimo são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9), e faz com que o coração exerça um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue no corpo. A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Já nos dias 28 e 29 de outubro, serão os alunos vão estar aferindo a pressão das pessoas que estiverem no local. Além de conferir como está a pressão, também será possível fazer o teste de glicemia, que indica a quantidade de açúcar no sangue. No dia 28 de outubro os testes serão realizados das 19h30 às 21h. Já no dia 29, os alunos vão estar com a ação entre 09h e 10:30h.
Dicas para evitar a hipertensão
– Pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana;
– Não coma alimentos gordurosos;
– Reduza o sal das refeições;
– Evite alimentos industrializados;
– Evite bebidas alcoólicas;
– Pare de fumar;
– Evite o estresse;
– Não interrompa o tratamento com remédios sem a orientação do médico.
Serviço
Local: Masterplace Mall, na Reta da Penha
Data: 25, 28 e 29 de outubro