Será que existe hora certa para colocar uma criança para dormir? Uma pesquisa da Universidade de Virginia, com 14 mil meninos e meninas estadunidenses de 5 anos, concluiu que o horário médio de ir para a cama nessa faixa etária é 20h30.
A pesquisa revela que cerca de 10% das crianças de 5 anos dorme antes das 20h, 40% vão para cama entre 20h e 20h30, outros 40% entre 20h30 e 21h30 e os 10% restantes adormecem após às 21h30. Segundo Mark Deboer, um dos autores da pesquisa, dormir cedo é melhor. “Ir para cama mais tarde é o principal motivo que leva as crianças a não ter as horas de sono recomendadas na rotina”, explicou em nota.
E para quem acredita que o sono insuficiente vai trazer apenas cansaço no dia seguinte, se engana. Segunda a pediatra Daniele Canal Provedel, a criança que não dorme adequadamente sofre alterações. “Uma delas de memória, o que pode comprometer o rendimento escolar no futuro”, explicou.
A pediatra também alerta que ter uma boa noite de sono é essencial para o crescimento da criança, já que é nesse momento que o corpo produz a melatonina. “Esse é um hormônio que contribuiu para o crescimento dos pequenos”, ressaltou.
Rotina pode ajudar
Deixar o ambiente mais escuro, privar a criança de aparelhos eletrônicos, dar um banho relaxante e ler uma história são atividades que podem ser incluídas na chamada rotina do sono. Segundo a médica, criar uma sequência de ações e repeti-las vai ajudar a criança a assimilar que chegou o momento de dormir. “O ideal é fazer de 10 a 15 dias, sempre da mesma forma. Daí em diante, a rotina do sono vai fluir naturalmente”, indicou.
Horários
A seguir, confira as recomendações de tempo de sono da organização americana National Sleep Foundation, para um período de 24 horas:
– 0 a 3 meses: 14 a 17 horas
– 4 a 11 meses: 12 a 15 horas
– 1 a 2 anos: 11 a 14 horas
– 3 a 5 anos: 10 a 13 horas
– 6 a 13 anos: 9 a 11 horas