Saúde

Estudo diz que é possível identificar câncer anos antes dos sintomas

Nesse estudo, os pesquisadores constataram que 91% dos pacientes que descobrem o câncer em fase inicial continuam vivos cinco anos depois

Foto: Divulgação

Um estudo de pesquisadores da Universidade de Fudan, na China, mostra que é possível realizar um teste laboratorial com potencial de detectar o câncer até quatro anos antes do surgimento de quaisquer sinais. O novo teste foi chamado de PanSeer. Os pesquisadores utilizaram amostras previamente cedidas por pacientes voluntários para treinar um algoritmo e, a partir disso, desenvolver um sistema capaz de identificar grupos metil no DNA.

O exame procurou nas amostras de sangue alterações específicas do DNA que ocorrem em alguns cânceres, como o de estômago, esôfago, colorretal, pulmão ou fígado. Uma das vantagens desse exame é ser menos invasivo do que outros como colonoscopia e mamografia.

De acordo com o coordenador de Oncologia Clínica da Rede Meridional, Fernando Zamprogno, detectar o câncer de forma precoce aumenta drasticamente as chances de sobrevivência. “Nesse estudo, os pesquisadores constataram que 91% dos pacientes que descobrem o câncer em fase inicial continuam vivos cinco anos depois. Já no grupo que só descobre a doença em estágio mais avançado, a taxa de sobrevivência cai para 26%”, afirma o médico.

Os pesquisadores reforçam que os resultados, apesar de animadores, são preliminares, já que foi testado um número consideravelmente baixo de pessoas. Outros ensaios devem ser feitos no futuro para confirmar a eficácia do método. 

O estudo foi publicado na revista Nature Communications, no dia 21 de julho.