Grande parte dos capixabas já ouviram falar da função terapêutica da areia preta de Guarapari. Mas será que a areia realmente ajuda nos cuidados com a saúde? O projeto Areia da Saúde recebe a missão de responder a essa pergunta.
Em parceria com a Universidade Vila Velha e a Fapes, o projeto está realizando um estudo para avaliar as consequências da radiação da areia para o tratamento de doenças ósseas.
A coordenadora do projeto e professora da Universidade, Dra. Denise Endringer, explica que o estudo tem como objetivo promover a inovação dos serviços de saúde no Estado. “Decidimos avaliar o efeito dessa radiação na osteoartrose de joelho, visando produzir uma oferta inovadora de serviços de saúde, validando as areias como uma possibilidade de tratamento”, comentou.
A pesquisa conta com mais de 70 voluntários divididos em dois grupos. Um tem o estudo focado na Praia da Areia Preta, em Guarapari, enquanto o outro faz testes na Praia de Itapoã, em Vila Velha. Os testes estão sendo realizados com voluntários que tiveram contato direto com a areia. O objetivo do estudo é identificar a relação da areia com as melhoria da osteoartrose de joelho.