Saúde

Estudo revela os aparelhos mais sujos nas academias; veja o ranking

Pesquisa da UFJF identifica os equipamentos mais sujos das academias e sugere medidas para proteger sua saúde. Veja quais são os campeões da sujeira

Foto: Reprodução/Freepik @Drazen Zigic

Um recente estudo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) revelou que alguns dos equipamentos de academia podem esconder altos níveis de sujeira, que não são visíveis a olho nu. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

A pesquisa, publicada no Journal of Human Environment and Health Promotion, analisou a limpeza e a higiene de equipamentos em academias públicas e privadas, identificando quais são os mais contaminados.

O estudo envolveu a inspeção detalhada de equipamentos em duas academias de Juiz de Fora: uma pública e uma particular. Foram realizadas 120 avaliações, incluindo inspeções visuais, testes de resíduos de proteína e testes de fluorescência para identificar sujeira invisível.

Principais aparelhos

1) Leg press;
2) Halter de 8 kg;
3) Voador

Estes equipamentos apresentaram os piores resultados em termos de sujeira invisível, destacando-se como os campeões da contaminação.

Diferenças entre academias pública e particular

A pesquisa também revelou diferenças significativas entre as academias. A academia pública mostrou que 95,8% dos equipamentos tinham sujeira visível, enquanto na academia privada, essa taxa foi de 33,3%. 

Esses dados indicam que as práticas de limpeza e desinfecção nas academias estão inadequadas e precisam ser revistas.

Além disso, o estudo analisou a distribuição de dispensers de álcool em gel. A academia pública possuía apenas um dispenser com álcool 70% e não oferecia toalhas para higienização. Em contraste, a academia privada tinha 17 dispensers e disponibilizava porta-toalhas para os usuários.

Recomendações para usuários de academia

Alguns cuidados são essenciais quando o assunto é higiene e saúde. Manter as mãos limpas e não compartilhar toalhas são algumas recomendações importantes.

– Higienização das mãos: lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

– Toalha individual: leve uma toalha para cobrir as superfícies dos aparelhos e evite o contato direto com eles;

– Limpeza dos equipamentos: realize a limpeza e desinfecção dos equipamentos antes e após o uso;

– Cuidados com a garrafinha de água: mantenha a garrafinha de água limpa para evitar contaminação cruzada.

– Troca de roupa: troque as roupas de treino ao chegar em casa para evitar trazer sujeira e possíveis patógenos para o ambiente doméstico.

LEIA TAMBÉM: Como saber se estou em forma? 3 testes simples para medir seu desempenho

De acordo com o enfermeiro André Alvim, coordenador do estudo, “As academias, quando não são devidamente higienizadas, representam um risco para a saúde dos usuários, podendo transmitir doenças como conjuntivite, gripe, covid-19 e diarreia.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal