O professor da Harvard Medical School e médico consultor em Atenção Primária nos Estados Unidos, América Latina e Ásia, doutor Robert Janett, estará presente no evento Saúde em Fórum, que chega ao Espírito Santo de forma pioneira para reunir a cadeia produtiva do setor de saúde.
O meeting, cuja diretoria é composta pela diretora-executiva Alice Sarcinelli, pelo diretor científico Luiz Sobral e pela diretora de Inovação Anna Paula Oliveira, Líder em Inovação no Hugb do Grupo Buaiz, será dividido em duas edições neste ano.
A primeira edição acontece em agosto, no Centro de Convenções de Vitória e a segunda em outubro, com interface nas competições Senac de Educação Profissional, na Praça do Papa.
O evento será correalizado pelo Senac-ES, Sebrae-ES, Rede Vitória e o Hugb, com o objetivo de conectar diferentes atores do setor, fomentar debates, trazendo diferentes pontos de vista na busca de diálogo, parcerias, ideias e soluções que visem à melhora da saúde da população a partir de melhorias.
De acordo com Luiz Sobral, doutor em Ginecologia e Mastologia, além de professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o objetivo principal do meeting é conectar os diversos atores da saúde no Estado para que seja possível criar um movimento de qualidade na área e discussão dos principais entraves, buscando soluções compartilhadas.
“A nossa maior preocupação no momento é a formação de profissionais e a promoção da qualidade de saúde. Nesse primeiro momento o evento é para os principais gestores da área, envolvendo CEOs das principais instituições de saúde do estado, para que possamos apresentar dados de uma pesquisa que fizemos e buscar uma discussão qualificada, que possa gerar busca de soluções compartilhadas”, disse.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O propósito é conectar, a partir de conteúdo, networking e colaboração, quem produz, contrata, forma, fornece, inova e investe no setor da saúde no Estado.
Segundo Alice Sarcinelli, mestre em Saúde Coletiva e doutora em Odontologia, o objetivo principal é conectar a cadeia produtiva do setor da saúde no ES para trazer transformações que reflitam, no final, na saúde da cadeia e da população como um todo.
“É algo pioneiro, em que vamos, através de pesquisas inéditas, ter informação para melhorar nossa tomada de decisão enquanto instituições públicas e privadas da saúde no Estado. Quanto aos entraves que vemos na área, o que chama mais atenção é a alta concentração profissional de nível superior, ao contrário do que acontece na parte da formação de nível técnico, o que impacta na qualidade e na competitividade. Traremos dados sobre isso também”, pontuou.
De acordo com Sarcinelli, serão trazidos números que vão mostrar onde estão os desertos de profissionais no território capixaba, bem como as áreas de concentração, além da saúde das pequenas, médias e grandes empresas.
“Será que estamos crescendo ou retraindo? Até então não tínhamos esses dados e o fórum vai nos presentear. Além das conferências nacionais e internacional, que vão mostrar os panoramas mundial e nacional para que possamos relativizar com o que temos vivido no Estado e para onde queremos seguir”, declarou.
Evento em Vitória será exclusivo e terá gigantes do setor de saúde
A primeira Edição será um evento corporativo exclusivo para 300 convidados, sendo 150 pela manhã e 150 pela tarde.
LEIA TAMBÉM: >> Conheça os riscos do uso inadequado da escova de dentes para saúde bucal
Na plateia haverá CEOs e investidores das grandes instituições privadas e públicas da área da saúde.
A ideia da realização em Vitória é o fato de a capital contar com uma concentração de profissionais do ramo, o que faz dos serviços uma vocação econômica. Além disso, é a cidade com a maior concentração de médicos, sendo 14,49 por 1 mil habitantes, e de dentistas do país.