Saúde

Ex-secretário de Saúde do ES é internado na Itália com colecistite; entenda a doença

Nésio Fernandes, que atua no Ministério da Saúde, participa de Encontro de Balanço da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Roma

Foto: TV Vitória

O ex-secretário de Saúde do Espírito Santo e atual secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, foi internado nesta quarta-feira (26), com colecistite. A doença consiste em uma inflamação da vesícula biliar. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Por meio de uma publicação nas redes sociais, o secretário informou que, após as primeiras horas dos sintomas, foi atendimento, diagnosticado e está em tratamento em um hospital público em Roma, na Itália. 

Nésio está na capital da Itália para o Encontro de Balanço da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, que acontece na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

O que é a colecistice? 

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, a colecistite ocorre quando um cálculo (pedra) obstrui o ducto cístico, localizado na vesícula biliar, causando inflamações no tecido que reveste a parede interna do abdômen. 

A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, localizada abaixo do lado direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino. 

A colecistite aguda começa de repente e causa dores graves e constantes no abdômen superior. A maioria das pessoas com colecistite aguda apresentam cálculos biliares. 

Entre os principais sintomas da doença estão: dor abdominal, cólica na parte superior direita do abdômen, sensibilidade no abdômen durante a palpação no exame médico, náuseas, vômitos e perda de apetite. 

LEIA TAMBÉM: Ansiedade, sono e ganho de peso: entenda a relação

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória