O ex-secretário de Saúde do Espírito Santo e atual secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, foi internado nesta quarta-feira (26), com colecistite. A doença consiste em uma inflamação da vesícula biliar.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Por meio de uma publicação nas redes sociais, o secretário informou que, após as primeiras horas dos sintomas, foi atendimento, diagnosticado e está em tratamento em um hospital público em Roma, na Itália.
Nésio está na capital da Itália para o Encontro de Balanço da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, que acontece na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
O que é a colecistice?
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, a colecistite ocorre quando um cálculo (pedra) obstrui o ducto cístico, localizado na vesícula biliar, causando inflamações no tecido que reveste a parede interna do abdômen.
A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, localizada abaixo do lado direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.
A colecistite aguda começa de repente e causa dores graves e constantes no abdômen superior. A maioria das pessoas com colecistite aguda apresentam cálculos biliares.
Entre os principais sintomas da doença estão: dor abdominal, cólica na parte superior direita do abdômen, sensibilidade no abdômen durante a palpação no exame médico, náuseas, vômitos e perda de apetite.
LEIA TAMBÉM: Ansiedade, sono e ganho de peso: entenda a relação