Não há quem resista aos pratos tradicionais da ceia de Natal. Peru e pernil assados, bacalhau, rabanada, pavê, panetone, vinho e espumante são algumas das gostosuras à disposição dos convidados durante o jantar natalino. Como se não bastasse tantas opções de pratos, ainda tem o almoço de Natal, no dia 25, com mais fartura. Depois dessa maratona gastronômica, é normal que o corpo fique intoxicado, com fígado e rins sobrecarregados. Mas, com a ingestão de alguns chás e refeições mais leves, é possível limpar o organismo dos excessos.
De acordo com a nutricionista funcional Leticia Matrak, nesse período pós-Natal é comum que as pessoas fiquem inchadas e até com uns quilinhos a mais. “São muitos encontros e muitas confraternizações no final de ano, então, já há uma sobrecarga do organismo. Depois do Natal a situação costuma piorar por causa desse histórico de bebidas e comidas gordurosas”, contou.
Para evitar a retenção de líquidos e melhorar o funcionamento do fígado, a nutricionista diz que é primordial que a pessoa tome três litros de água por dia e corte as frituras do cardápio. Sucos também ajudam a desintoxicar o organismo.
Segundo Leticia, uma ótima dica é já fazer um suchá (suco com chá) detox no dia 26. “É preciso tomar um litro ao longo do dia. O chá é bem fácil de fazer, basta bater o chá pronto de preferência, que pode ser hibisco, cavalinha ou chá verde com suco de limão ou abacaxi e acrescentar gengibre. Depois, é só colocar na geladeira e toma ao longo do dia”, disse.
As refeições principais também precisam ser leves. O café da manhã deve ter um ovo cozido ou mexido, além de um suco de limão com açafrão, glutamina e gengibre ralado. Frutas de baixa carga glicêmica também estão liberadas. “Melão, nectarina, morango e cerejas vão dar mais energia. Além disso, as frutas vermelhas são antioxidantes”, destacou.
No almoço opte por uma salada e uma proteína mais leve, como o peixe assado ou moqueca. Nos intervalos das refeições as castanhas são boas aliadas, pois, dão saciedade. O jantar deve ser igual ao almoço, com uma salada e proteína ou uma omelete.
Antes de dormir a nutricionista orienta tomar um chá de erva cidreira e comer uma maçã. “As pessoas deveriam comer uma maçã todos os dias. Ela ajuda a desintoxicar o fígado por causa do ácido málico, presente na fruta. Esse ácido é hepatoprotetor. A maçã também tem ação calmante e ajuda a reduzir gordura do organismo” afirma.