Com a chegada do verão, a exposição ao sol se torna ainda mais comum, principalmente por conta das idas à praias e piscinas, refúgio perfeito para quem busca se refrescar no calor.
Mas para aproveitar os dias quentes com segurança, é importante saber que a exposição sem proteção pode causar ardência, queimaduras e até problemas mais graves, como insolação e câncer de pele.
A dermatologista LiIan Salviato alerta que é de extrema importância tomar medidas preventivas contra o sol. A melhor forma, segundo ela, é usando o protetor solar.
Leia também: Verão: veja frutas e sucos para refrescar, bronzear e emagrecer
“O protetor solar é uma substância que contém filtros capazes de minimizar a ação dos raios ultravioletas, maiores causadores de câncer de pele, manchas e outras doenças” explicou.
Ela explica que a radiação emitida pelo sol queima as células, causando a inflamação. Por isso, a pele fica vermelha e ardendo.
“A descamação ocorre quando as células mortas são eliminadas do corpo. Se isso acontecer, é preciso tomar alguns cuidados para minimizar o incômodo”, orienta.
Veja dicas para cuidar da pele após um dia de sol
Produtos específicos
Em casos de insolação, existem os produtos chamados pós-sol, que são específicos para esses casos. Além disso, contamos com produtos com bases de calamina, camomilas, aloe vera que ajudam na hidratação da pele diminuindo também a ardência.
Compressa com água fria
Aplique compressas geladas sem uso de gelo nos locais da queimadura com o intuito de refrescar o local. Esse hábito diminui o desconforto da ardência e a sensação de calor.
Água termal e hidratantes
Para ajudar a recuperar a região afetada, o uso de água termal é indicado por conta das diversas propriedades calmantes. Além disso, o uso de hidratantes também é bem-vindo em casos de insolação.
A dermatologista destaca que não é recomendado uma nova exposição solar após se expor ao sol de maneira errada.
“Se houver uma queimadura solar intensa, com bolhas, o ideal é não se expor ao sol. A recuperação desta pele pode demorar uma semana. Para isso, o paciente deve usar hidratantes, produtos específicos e procurar um dermatologista”, afirma.
Alimentos que ajudam na proteção
Além do protetor solar, alguns alimentos auxiliam e ajudam na proteção contra os raios ultravioletas. Eles são conhecidos como fotoprotetores, ricos antioxidantes, que contém luteína e betacaroteno.
Damasco;
cenoura;
Laranja;
Espinafre;
Goiaba;
Mamão;
Gema de ovo.