O verão está na reta final! No próximo dia 20 deste mês, a estação mais quente do ano se despede e cede lugar ao outono. Férias, carnaval… Se para alguns o ano só começa mesmo agora e você exagerou na exposição ao sol, à água do mar e ao cloro da piscina, é chegado o momento de recuperar a pele das agressões sofridas nesse período do ano.
Mas antes é preciso entender alguns pontos. O principal deles é que a pele é o maior órgão do corpo humano. Ela desempenha um papel fundamental para a sobrevivência humana. A pele é responsável pela regulação da temperatura do corpo e ainda por promover uma barreira de proteção contra agentes externos como bactérias e vírus, por exemplo.
Então, o que fazer para resgatar a saúde da pele após os meses de calorão?
Aproveitando que os dias ainda estão quentes, que tal esfriar a temperatura da água do banho e tempo debaixo do chuveiro? Já bastante agredida pelos dias de calor, sol, mar e cloro da piscina, a última coisa que a sua pele precisa é de um banho quente. Ele retira a barreira protetora provocando ainda mais ressecamento.
Dica: banhos mais frescos, rápidos e com pouco sabonete (não esquecendo do usar um hidratante corporal adequado para o seu tipo de pele);
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a alimentação é muito importante quando o assunto é reverter os estragos desencadeados pelo verão. A falta da hidratação correta, inclusive, causa a descamação cutânea.
Dica: evite alimentos processados, industrializados e condimentados. A ingestão de álcool também interfere na saúde da sua pele. Dê preferência à saladas de folhas verdes escuras, como agrião e couve. Entre as frutas, boas opções são: maçã, limão, mamãe e caju;
Existe ainda um outro problema bastante comum pós temporada de verão. o surgimento de manchas escurecidas na pele. De acordo com especialistas, a luz ultravioleta estimula os melanócitos, células responsáveis por produzir a melanina, refletindo em um aumento do depósito do pigmento.
As manchas, também conhecidas como melasmas, na maioria das vezes, surgem no pescoço, nas maçãs do rosto, na testa e nos braços. Regiões mais expostas à luz solar. Além disso, o problema está ligado a diversos fatores. O uso de anticoncepcionais, o uso inadequado de protetores e a gravidez estão entre eles.
Dica: escolha um filtro solar com, no mínimo, fator 30 de proteção. Diariamente! Para a pele do rosto, opte pelas versões com cor. Elas ajudam a proteger ainda mais as manchas da exposição ao sol. Barreiras físicas como óculos de sol e chapéus também são bem-vindos.
Câncer de pele: notou algo estranho? Busque ajuda médica
Por último e não menos importante, procure sempre a orientação de um dermatologista. Principalmente se notar algum outro tipo de manchas, nódulos, feridas e pintas irregulares.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil. Representa 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Quando detectado em fase inicial tem bom prognóstico, chegando a 90% de chances de cura.