O Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) atinge de 1,7 a 2,5% da população geral e 4,5% da população masculina. Pela alta mortalidade, tal prevalência é considerada alta.
Um estudo feito no Espírito Santo, pela equipe do Angiolab, concluiu que 2,5% da população da Grande Vitória e 2,0% da população de Guarapari são portadores da doença. Essa prevalência aumenta para 4,8% quando avaliados somente homens.
O aneurisma da aorta abdominal é definido como uma dilatação maior que 3cm da aorta (maior artéria do corpo) e é considerado um problema de saúde pública. O desenvolvimento da doença é silencioso, podendo ter como primeiro sintoma a própria ruptura, o que tem uma taxa de mortalidade alta (80%).
Os fatores considerados de risco para o desenvolvimento do AAA são:
– idade avançada
– sexo masculino
– histórico familiar
– hipertensão arterial
– tabagismo
Campanha Pense Aorta
A campanha “Think Aorta” começou em 2018, na comunidade médica britânica. O objetivo desse grupo é fazer campanhas educacionais e de conscientização não só com médicos, mas também com o público geral.
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a fazer parte da campanha. E o Angiolab, referência capixaba em exames vasculares, o primeiro laboratório o oferecer os exames de forma gratuita para a população.
O exame
O exame oferecido pela Agiolab é o ultrassom vascular da aorta abdominal, um procedimento rápido e indolor. Em cerca de 5 minutos é possível saber se a pessoa tem ou não o Aneurisma Abdominal (AAA). O público-alvo da campanha são homens com mais de 65 anos, fumantes ou ex-fumantes.
Os interessados podem marcar o exame pelo telefone (27) 99944-2534, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para marcar o procedimento, é necessário apenas mostrar um documento oficial.
Unidades em que é possível realizar o exame:
– Angiolab Vila Velha – Rua Henrique Moscoso, Ed New York, nº 833, sala 407, Centro
– Angiolab Vitória – Rua José Teixeira, 290, Praia do Canto
– Angiolab Apart Hospital – Rodovia Br-101 – Boa Vista II, Serra