Centro Capixaba de Olhos: uso da tecnologia com foco na atenção ao paciente
O Centro Capixaba de Olhos (CCOlhos) é pioneiro no Espírito Santo em procedimentos cirúrgicos, como a primeira cirurgia de facoemulsificação, catarata sob anestesia tópica, implante de lentes intraoculares dobráveis e LASIK.
Também realiza procedimentos fotocoagulação a laser, uma técnica utilizada para tratar várias doenças retinianas, como retinopatia diabética e oclusões venosas, e as cirurgias de glaucoma filtrantes com tubo, que envolvem a inserção de um tubo de drenagem no olho para reduzir a pressão e proteger o nervo óptico
Na área de oftalmologia pediátrica, o CCOlhos conta com espaço dedicado à saúde ocular infantil, com estrutura física adequada para pacientes e familiares, bem como médicos especialistas. Eles se dedicam ao diagnóstico e tratamento das doenças (ou alterações) oculares já no período neonatal e ao longo da infância. O investimento nesse setor é uma resposta à demanda crescente de atendimento de crianças com problemas na visão e à necessidade de diagnóstico o mais precoce possível. As doenças genéticas também são avaliadas sob rígidos protocolos em conjunto com laboratórios de engenharia genética de São Paulo e de outros internacionais. quando necessário.
O corpo clínico do CCOlhos é composto por 15 especialistas altamente qualificados, dedicados a proporcionar o melhor cuidado para a saúde ocular dos pacientes. A equipe está sempre em busca de atualização e aprimoramento para proporcionar os melhores tratamentos disponíveis.
A clínica está equipada com os mais modernos aparelhos de diagnóstico e tratamento, como tomografia de coerência óptica (OCT), ultrassonografia ocular e lasers de alta precisão. As novas tecnologias da oftalmologia permitem realizar diagnósticos precisos e oferecer tratamentos eficazes, minimizando o tempo de recuperação e melhorando os resultados para os pacientes.
Com a palavras, o diretor clínico do Centro Capixaba de Olhos, Rubens Machado:
“O CCOlhos faz parte da Vision One, uma rede nacional de hospitais oftalmológicos de alta qualidade. Fundada em 2020, a Vision One está presente em 10 estados e no Distrito Federal, com 54 unidades que contam com mais de 4 mil colaboradores e médicos. Comprometida em oferecer um alto padrão assistencial, a Vision One realiza mais de 4 milhões de atendimentos e procedimentos anualmente.
A definição de excelência para nós está intrinsicamente ligada aos seguintes atributos que consideramos fundamentais para garantir a qualidade, eficiência e resolubilidade dos nossos serviços: qualidade no atendimento, profissionalismo e competência, inovação e tecnologia, compromisso com a ética e segurança.
Ser reconhecido como uma empresa de excelência em saúde reflete o compromisso e a qualidade dos serviços prestados. A importância está no aumento da credibilidade da clínica perante os pacientes e comunidade, transmitindo confiança na qualidade dos serviços oferecidos e na excelência dos profissionais envolvidos. Esse reconhecimento destaca a clínica no mercado, como referência de qualidade, inovação e eficiência, o que pode resultar em maior atração de novos pacientes e fidelização dos clientes existentes.
Essa reputação de excelência também atrai profissionais talentosos e engajados, que desejam fazer parte de uma equipe comprometida com a qualidade e o cuidado com os pacientes, contribuindo para uma prática clínica ainda mais eficaz.
A excelência da empresa pode ser percebida pelos pacientes e usuários no momento do atendimento de diversas formas, entre elas a qualidade no atendimento, o profissionalismo e a competência, a estrutura e tecnologia e, principalmente, os resultados positivos dos tratamentos, aliados a eficácia e eficiência dos procedimentos realizados.
A inteligência artificial, por exemplo, na medicina e na oftalmologia é uma realidade, e já a utilizamos em alguns anos. Essa tecnologia já foi incorporada em vários equipamentos oftalmológicos, auxiliando o diagnóstico e direcionando tratamentos cada vez mais eficazes. O médico oftalmologista atualmente vem se aprimorando com a ajuda da inteligência artificial no dia a dia no consultório. Muitos equipamentos auxiliam no estudo de imagens, identificando patologias a serem tratadas. Nossos médicos especialistas utilizam a IA a favor do cuidado com o paciente, tanto que o corpo clínico do CCOlhos está presente nos principais congressos de oftalmologia, onde a IA também contribui com a educação e o treinamento, permitindo a prática de novas técnicas cirúrgicas e diagnósticas em um ambiente virtual.
Além da parte médica, utilizamos tecnologia para apoiar nossos pacientes em sua jornada antes de chegarem ao consultório. Na nossa central de relacionamento, temos chatbots, assistentes virtuais, agendamento automatizado, confirmações, lembretes de agendas, callbacks e campanhas de CRM. Assim, conseguimos focar a atenção de nossos colaboradores nas necessidades específicas dos pacientes, proporcionando uma escuta ativa e mais tempo de qualidade com cada um. Tarefas repetitivas podem ser realizadas com o apoio da IA com alta precisão, nos concedendo um tempo precioso para olhar nos olhos de cada pessoa com quem interagimos.
Para cuidar de nossos pacientes, optamos por fazer um investimento importante em estrutura, incluindo a abertura de novas salas adaptadas para oferecer a melhor experiência, a expansão do parque tecnológico para maior conforto, o aumento do quadro de colaboradores e a reforma completa do departamento de adaptação de lentes de contato. Além disso, implementamos mudanças de software para um controle mais eficiente de dados e indicadores precisos, abrimos um novo espaço para cuidar especificamente da parte burocrática e formamos uma equipe dedicada ao acolhimento do paciente.
Todo esse planejamento foi pensado minuciosamente com foco na jornada do paciente, desde o agendamento pela central de relacionamento até o retorno pós-operatório de uma cirurgia complexa. Entretanto mudanças grandes como essas alteram muitos processos e trazem o desafio de adaptar rotinas. A clínica precisa funcionar como uma orquestra, com médicos e gestores como maestros e cada colaborador tocando uma sinfonia perfeita. Para que o time possa entregar a melhor melodia, é necessário que o instrumento esteja afinado. Por isso, investimos em tecnologia de ponta, com novos hardwares e softwares, e também na capacitação de nossa equipe para tocar novas ‘músicas’, por meio de treinamentos que visam o desenvolvimento de competências e a descoberta de novos talentos.
Continuamos investindo em tecnologia com foco na atenção ao paciente, pois quem tem dor tem pressa, e não podemos parar. Prospectamos novos equipamentos para diagnósticos precisos e tratamentos assertivos, investimos em estudo e pesquisa científica, e planejamos novos sistemas para apoiar atendimentos cada vez mais humanizados, onde colaboradores e médicos sempre têm seu principal foco em cada pessoa, pois cada olhar importa.”