Que os exercícios fazem bem para a saúde do corpo, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que os benefícios da atividade física são grandes quando se fala em produtividade?
Andar a pé, de bicicleta, correr, nadar, dançar e pedalar são algumas das muitas opções para quem pretende melhorar o condicionamento físico e aumentar a disposição no trabalho.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Quando realizados pela manhã, estudos apontam que os efeitos podem ser ainda mais positivos. Porém, vale destacar que, independentemente do horário, praticar exercícios diariamente só faz bem para a saúde como um todo.
Segundo reportagem veiculada no programa Hoje em Dia, da Record, empresas vêm registrando aumento de produtividade, foco e satisfação dos colaboradores, que se exercitam diariamente, principalmente pela manhã. Ou seja, além de aliada da saúde, a atividade física pode fazer muito bem para a carreira profissional.
“Eu geralmente treino às 6h, 6h30, antes de ir para o trabalho. Eu entro umas 9h e aí treino todo dia. Acho que a disposição fica bem melhor. A gente já começa o dia mais ativa, mais disposta”, disse a advogada Marcela Sacarassara.
Também adepto do exercício físico de manhã, o médico Antonio Rua disse que ao colocar o corpo todo em atividade, a produtividade aumenta, uma vez que promove mais motivação.
Mas você sabe o que acontece no cérebro quando pratica algum exercício? Veja o que diz a especialista:
“Os neurotransmissores mais ativados são as endorfinas, conhecidas como o hormônio do bem-estar, a serotonina, muito vinculada com o nosso padrão de humor e o nosso sono, a dopamina, que dá aquela sensação de recompensa. Além do mais, a gente libera a noraepinefrina, que é um neurotransmissor muito vinculado com o alerta, concentração, e a andamina, que é conhecida como a molécula da alegria”, explica a médica Aliny Weber, do Hospital Moriah.
A redução do estresse é apontado como o principal indício do benefício de se exercitar de manhã em vez do fim da tarde. A prática regular está relacionada à redução não só dos níveis de estresse, mas de ansiedade. Fazer isso de manhã pode estabelecer um padrão positivo para o resto do dia.
Inclusive, a exposição à luz natural da manhã durante o exercício pode ajudar a regular o ciclo circadiano, promovendo melhorias na qualidade do sono.
Lembre-se que o melhor momento para se exercitar pode variar de pessoa para pessoa. O essencial é escolher um horário que se ajuste bem à rotina e que seja sustentável a longo prazo.
Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é indicado consultar um profissional de saúde ou um educador físico para garantir que seja seguro e adequado às necessidades individuais.
*Com informações da repórter Ana Paula Neves, Hoje em Dia, Record
LEIA TAMBÉM: 10 dicas para evitar a intoxicação alimentar nas festas de fim de ano