A descoberta e o tratamento do câncer são desafios aos pacientes da doença, que envolvem fatores físicos, psicológicos e sociais. Uma exposição fotográfica realizada pela Unimed Sul Capixaba demonstra, entretanto, que é possível enfrentar a doença com mais qualidade de vida. Intitulada “Tempo de Viver”, a mostra apresenta a realidade de pacientes em tratamento no Centro de Tratamento Oncológico da operadora de saúde.
O lançamento será na próxima quinta-feira (7), às 18h30, no Shopping Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, com a participação de pacientes e seus familiares, da equipe da Unimed Sul e da diretoria da cooperativa.
“Serão 12 obras expostas, que reproduzem o cotidiano de pacientes que estão em tratamento ou que já passaram por ele e, agora, recebem apenas o acompanhamento. Nosso objetivo é mostrar que há vida além da doença, que a pessoa é capaz de manter a sua vida social, descobrir novas possibilidades e, muitas vezes, manter a rotina que tinha antes da doença”, explica a farmacêutica Jaline Scaramussa.
Exposição
A sessão de fotos para a exposição ocorreu no mês de setembro, em um sítio no distrito de Atílio Vivácqua, e contou com a participação de onze pacientes, que foram acompanhados de seus familiares.
A exposição estará aberta à visitação todos os dias da semana, entre 8 e 14 de novembro, no segundo piso do Shopping Sul, e de 15 a 30 de novembro, no Perim Center, também em Cachoeiro de Itapemirim. Para o médico e diretor de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Gediel Teixeira Xavier, é preciso mostrar que a vida de um paciente com câncer ganha um novo significado, mas que ele mantém a capacidade de desempenhar suas atividades diárias.
“Hoje, o serviço de oncologia da Unimed Sul Capixaba oferece um ambiente humanizado e estrutura moderna. Ele foi desenvolvido para oferecer mais conforto para quem precisa do tratamento oncológico, com um planejamento terapêutico individualizado feito pelos médicos e uma equipe multidisciplinar, com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistente social, farmacêuticos e dentistas altamente capacitados”, destaca.