Os brasileiros ocupam o segundo lugar no ranking de realização de cirurgias plásticas no mundo. A busca pelo corpo que agrade requer cuidados e esforços que só o paciente pode fazer. O pré e o pós-operatório são trabalhos multidisciplinares que podem envolver profissionais de outras áreas da saúde, como psicólogos e nutricionistas. Nessas fases, o comprometimento do paciente também é fundamental para o sucesso do procedimento.
Entre os procedimentos mais procurados no país estão: aumento de mama, lipoaspiração, cirurgia das pálpebras, rinoplastia e abdominoplastia. Para melhor compreensão da importância dos cuidados depois destes procedimentos, Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional de Cirurgia Plástica, lista os procedimentos e os cuidados com cada um deles.
Aumento de mama
É o tipo de cirurgia mais procurada. A internação é de 12h, com alta no mesmo dia. O período de recuperação é geralmente de 24 a 48 horas, seguido de repouso por alguns dias. Após o procedimento, é recomendável não fazer esforços por oito dias e evitar movimentar muito os braços. Exercício físico e atividades normais só são liberados sob orientação de cirurgião.
Lipoaspiração ou lipoescultura
O procedimento, voltado a remover excessos de gordura no corpo e remodelar áreas específicas, tem o tempo de duração, em média, de três a quatro horas. Bandagens elásticas são colocadas para a finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele. Nesse procedimento, é necessário não fazer esforços por oito dias.
Cirurgia das pálpebras ou blefaroplastia
A correção de defeito nas pálpebras tem a média de 90 minutos de duração. Nesse caso, compressas com água fria sobre os olhos podem ser úteis para proporcionar certo conforto. O ideal é evitar sol e vento por oito dias, mas caso haja necessidade de se expor, é preciso usar óculos escuros. Dependendo da evolução pós-operatória, em menos de uma semana é possível voltar às atividades normais.
Rinoplastia
Para a correção do nariz, o tempo de cirurgia fica entre uma e duas horas, além de até 72 horas com tamponamento nasal. Há cuidados especiais com o gesso ou o imobilizador, como não traumatizar o curativo, evitar a umidade ou a tentação de retirá-lo. É necessário evitar sol de praia no período de 90-120 dias, mas pode haver exposição ao sol ocasional de rua a partir do terceiro dia. Uso de óculos é permitido apenas quando autorizado.
Abdominoplastia
A cirurgia procurada por quem visa um abdome mais liso e silhueta mais definida leva de 90 a 120 minutos. Após esse procedimento, é imprescindível evitar esforços por 14 dias e levantar-se tantas vezes quanto o recomendado, respeitar o período de permanência sentado e não subir escadas longas. É recomendável não se expor ao sol e friagem por duas semanas. Dietas são liberadas pelo cirurgião.
Segundo Arnaldo Korn, depois do procedimento feito, pode acontecer de se sentir tão bem ao ponto de parecer que nem foi operado: “Por isso os cuidados devem ser levados a sério, para não esquecer e cometer um esforço ou descumprir as recomendações, que podem ocasionar transtornos. Em casos de mal-estar não previstos, é importante consultar o cirurgião, pois somente ele pode sanar as dúvidas”, destacou o médico.
Cientes de todos os cuidados do pré e pós-operatório, além de vencer o medo é necessário um planejamento financeiro: “Hoje, é possível parcelar o procedimento, alguns locais oferecem crédito com condições especiais de pagamento”, finaliza Korn.