No último dia oito de setembro o presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para corrigir uma hérnia incisional. Essa foi à quarta operação desde que ele foi esfaqueado em setembro do ano passado durante a campanha eleitoral.
As cirurgias foram necessárias, mas podem ter causado um enfraquecimento na parede abdominal que contribuiu para o aparecimento da hérnia de Bolsonaro.
Segundo Virllen Paschoal, cirurgião geral da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, coordenador do centro cirúrgico do hospital e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), os fatores que podem ocasionar o aparecimento de uma hérnia incisional são: a técnica cirúrgica, a falta de repouso adequado no pós-operatório, a parede abdominal fraca e a cicatrização devido a idade avançada, e, além disso, elas são mais comuns em mulheres, na faixa etária entre 30 e 60 anos.
“A hérnia incisional pode acontecer com qualquer pessoa que tenha feito uma cirurgia abdominal. Se o médico não tem a técnica adequada para fazer, os pontos podem se romper e aparecer a hérnia. O repouso também é importantíssimo, quando o paciente não faz o repouso e aumenta a pressão intracavitária, os órgãos são forçados na parede que está suturada e os pontos também se rompem”, explicou.
Em relação a idade, Virllen afirmou que a musculatura de um idoso é incomparável a de um jovem, e geralmente tem grande falta de elasticidade, além da cicatrização mais lenta, fatores que podem contribuir para o rompimento da parede abdominal e dar espaço a uma hérnia.
Hérnia incisional
Para entender o que é uma hérnia incisional, o médico explica que é preciso antes saber que uma hérnia: “É toda saída do seu local de origem. A hérnia abdominal seria a protusão de algum órgão intracavitário por uma falha na parede abdominal, essa falha se dá o nome de anel herniário. A parede abdominal é integra, se houver uma falha ou algum orifício é por onde o conteúdo intracavitário vai sair”, esclarece o cirurgião.
A hérnia incisional então é quando acontece essa saída do conteúdo por uma cirurgia prévia por uma incisão feita na parede abdominal.