Estamos há mais de um ano convivendo com a pandemia do novo Coronavírus, e a lista de faltas não para de crescer. Faltam leitos, insumos, e falta também sangue no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes).
De acordo com Marcela Gonçalves Murad, diretora do Hemoes, foi registrada uma queda de pelo menos 50% no número de doações de sangue. “Desde o início da pandemia observamos uma queda significativa no número de doações. Para dar conta da demanda diária precisamos de 100 a 120 doadores por dia e estamos com 60 a 70”, explicou.
Esse cenário, segundo a diretora, é consequência das baixas doações que têm acontecido devido à propagação da covid-19. Apesar do avanço da doença, a doação de sangue não pode parar durante o período de distanciamento social e quarentena.
“A situação atual compromete o abastecimento. Nesse momento, todos os tipos de sangue são necessários e muito bem vindos. As doenças crônicas ainda existem, os atendimentos continuam. Precisamos manter o estoque sempre operando acima do ideal”, reforçou a diretora.
Para manter um estoque seguro por quatro dias são necessárias 200 bolsas de O+, 12 bolsas de A-, 4 bolsas B-, 20 bolsas de B+, 20 bolsas O-. Neste momento, o estoque conta com 182 bolsas O+, 9 bolsas A-, 0 bolsas B-, 14 bolsas B+ e 10 bolsas O-.
Profissionais preparados
Diante dessa situação, o Hemoes reforça que todas as unidades de coleta de sangue do Estado estão preparadas para receber os doadores com segurança. “Doar sangue é seguro, estamos usando todos os protocolos de segurança. É rápido, é seguro, os servidores estão equipados com EPIs”, disse a diretora.
Para receber os doadores em segurança, algumas mudanças foram feitas. “A higienização foi intensificada, e estamos atendendo com agendamento para evitar aglomerações”, explicou Marcela. Além disso, o espaço interno foi adaptado, aumentando o distanciamento entre as cadeiras.
O Hemoes de Vitória funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 7h às 18h20 para cadastro de doadores, e até as 19 horas para informações, orientações e coleta de sangue.
Nas unidades regionais, em Linhares, Colatina e São Mateus, o atendimento foi ampliado. “Estendemos os atendimentos até às 15h20 para atingir o maior número de pessoas e conseguir ainda mais doadores”, finalizou.
Quem pode doar
Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar a condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário.
Para os mais velhos, há apenas uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.
Os interessados em doar sangue devem ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham almoçado, devem aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.
Doações de sangue na pandemia
As pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.
Onde doar
– Hemocentro de Vitória
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe
Telefone: (27) 3636-7920
– Unidade de Coleta de Sangue da Serra
Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº
(anexo ao Hospital Estadual Dório Silva)
Telefone: (27) 3218-9429
– Hemocentro de Linhares
Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro
Telefone: (27) 3264-6000
– Hemocentro de Colatina
Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro
Telefone: (27) 3717-2800
– Hemocentro de São Mateus
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington
Telefone: (27) 3767-7954