A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) confirmou novos casos de Febre do Oropouche no Estado. Com isso, passa para 33, o número de pessoas que positivaram para a doença. Na semana passada eram 25.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Mais da metade dos casos contabilizados até esta quinta-feira (2) foram registrados em Colatina, município localizado na região Noroeste capixaba.
Ainda segundo a pasta, a febre não apresentou nenhuma letalidade. Os perfis dos pacientes não têm sido informados seguindo a observância à Lei Geral de Proteção de Dados, assim como ao princípio da liberdade e da privacidade.
Veja o número de casos em cada cidade
* Colatina: 17
* Ibiraçu: 01
* Laranja da Terra: 02
* Rio Bananal: 05
* São Gabriel da Palha: 03
* Sooretama: 02
* Vila Valério: 01
* Vitória: 02
Conheça os sintomas
Pacientes com a Febre do Oropouche relatam sintomas muito semelhantes aos identificados em quadros de dengue, zyka e chicungunya, como por exemplo:
– Dor de cabeça;
– Febre de início súbito;
– Dor no corpo;
– Prostração;
– Dores nas articulações.
Obs: Náusea e diarreia também estão entre as queixas.
Vale destacar que as doenças são transmitidas por mosquitos diferentes: no caso da dengue, é o Aedes aegypti. Já a Febre do Oropouche, o responsável é o maruim.
Como não há um tratamento específico para a doença, o paciente deve permanecer em repouso, manter-se hidratado e buscar orientação médica imediatamente.
LEIA TAMBÉM: Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta os riscos de ficar muito tempo nessa posição