Junto com o verão é chegado, também, o período das férias escolares. Nesta ocasião sempre ocorrem mudanças na rotina das crianças. O momento é de diversão e muitas brincadeiras, porém, os cuidados com a saúde bucal não devem ser deixados de lado, já que nessa época as crianças estão mais sujeitas ao consumo de guloseimas e propensas à quedas, o que pode acabar em traumas dentais. Nesse sentido, é preciso atenção.
A alimentação geralmente é alterada nesse período, assim como os horários em que elas são servidas. “Um sorvete, uma sobremesa não faz mal a ninguém, contudo é preciso ter cautela”, de acordo com a dentista, Catarina Riva que ainda revela que o excesso de doces pode ser prejudicial tanto à gengiva quanto aos dentes, especialmente quando não há a devida higienização. A especialista comenta que esse descuido pode até provocar o aparecimento de cáries.
“Existem diversas bactérias na boca que, ao se misturarem com açucares e restos de alimentos, formam a placa bacteriana. Quando essa placa não é removida pela escovação e pelo fio dental, ela acaba produzindo ácidos que irão corroer as primeiras camadas do dente, o que, repetido muitas vezes, irá ocasionar em cáries”, revela.
Catarina Riva ainda comenta que o perigo está naqueles alimentos que grudam mais facilmente nos dentes, como, por exemplo, bolo e balas de goma. “A quantidade de açúcar não é necessariamente o vilão, mas sim os alimentos que ficam presos entre os dentes e o tempo de intervalo entre uma escovação e outra, porque quanto mais se demora para retirar esses alimentos da boca, mais propenso de ter problemas dentários. Por isso, é necessário sempre lembrar às crianças da escovação. Se possível, acompanha-las durante esse momento”, ressalta.
Outro fator que os adultos devem ficar atentos é com as brincadeiras. Correr, andar de bicicleta ou patinar. Em todas essas situações as crianças estão propensas a caírem e se machucarem, inclusive provocando traumas nos dentes. Para a especialista, é necessária a supervisão dos pais durante as brincadeiras. Mas, caso ocorra algum trauma na boca da criança, nem tudo está perdido. Catarina revela o que pode ser feito em caso de lesões:
“Quando ocorre lesões nessa área, o primeiro passo é lava-las com soro fisiológico. Em caso de quebra ou perda total do dente, o recomendado é que o pai o guarde e leve imediatamente ao dentista com a criança, pois, em alguns casos, há a possibilidade de reimplante”, aconselha.
De toda a forma, é preciso ter muito cuidado para que os descuidos nas férias não prejudiquem os pequenos.
Com informações da Foco Assessoria.