Saúde

Festa junina: fumaça e faísca das fogueiras podem prejudicar a visão

Veja dicas simples e eficazes para evitar acidentes e saiba o que fazer em caso de cair uma faísca ou irritação por fumaça nos olhos

Foto: Reprodução/Freepik

É época de São João! Temporada de festas juninas, quadrilhas, roupas e comidas típicas, além da tradicional fogueira

Os fogos de artifício também costumam estar sempre presentes nos eventos que reúnem pessoas de todas as idades. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de evitar acidentes.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Segundo a oftalmologista Grace Pacheco de Souza, a fumaça das fogueiras pode causar sérios danos à visão. Os casos de queimadura e irritação são bastante comuns nas emergências. Crianças costuma ser a grande maioria.

“Ardência, desconforto, lacrimejamento e irritação nos olhos são sinais de agressão à visão, causada muitas vezes por contato com a fumaça proveniente das fogueiras. Suas cinzas e brasas também podem ocasionar queimaduras que podem até levar uma diminuição importante da visão”, explica a especialista.

As faíscas que saltam das fogueiras também são muito perigosas. Provocadas pelo calor intenso e o estalo das lenhas queimando podem se espalhar rapidamente, colocando em risco não apenas a integridade física das pessoas ao redor delas, mas as estruturas próximas.

Fogos de artifício

Os fogos de artifício, segundo a oftalmologista do Centro Capixaba de Olhos em Vitória, são os mais perigosos. Quando manipulados por pessoas sem experiência ou desatentas, os resultados podem ser ainda mais desastrosos. 

Grace alerta que os materiais utilizados para fabricar o artefato, como a pólvora, podem causar desde uma pequena sensação de arranhão até uma perfuração ocular com danos graves, como a cegueira.

O que fazer em caso de fumaça ou faísca nos olhos? 

Não esfregue os olhos: isso pode causar mais irritação ou arranhar a córnea se houver uma partícula na superfície do olho;

Evite piscar repetidamente: a ação pode mover a partícula e aumentar o desconforto;

Lave os olhos com água corrente;

Não use pinças ou objetos para tentar remover a faísca já que pode causar mais danos;

Procure atendimento médico imediatamente. Principalmente em casos de dor intensa, vermelhidão, sensação de corpo estranho ou visão turva. Somente um profissional de saúde pode verificar possíveis danos nos olhos e definir o tratamento adequado.

Aprenda a reduzir acidentes com medidas simples

1. Distância segura: procure manter uma distância adequada da fogueira;

2. Monitoramento constante: nunca deixe uma fogueira sem supervisão. Tenha sempre alguém responsável pela segurança do fogo e pronto para agir em caso de emergência;

3. Evite jogar materiais inflamáveis na fogueira, como líquidos combustíveis, fogos de artifício ou objetos plásticos;

4. Alerte os participantes sobre os perigos das faíscas e a importância de manter a segurança durante toda a festividade.

LEIA TAMBÉM: Vai à Olimpíada de Paris? Saúde reforça importância de vacinar contra sarampo