É verão – época de férias pra grande parte das crianças. Mas é importante que os pais estejam atentos ao sol e não esqueçam de proteger os filhos. Principalmente porque as crianças precisam de proteção específica. O uso do protetor solar de adultos não é recomendado para menores de 12 anos.
“Para crianças a gente tem regras bem rígidas com relação ao uso do protetor solar. Menores de 6 meses não devem utilizar nenhum tipo de protetor solar porque a pele é mais sensível e pode acontecer irritações e alergias. Entre 6 meses a 2 anos o uso deve ser feito com protetores que a gente chama de protetor físico – aqueles que não têm química e são geralmente descritos como protetor infantil na embalagem. Então, crianças devem, de preferência, utilizar protetor solar infantil”, explica a dermatologista, Ivana Garcia.
De modo geral, recomenda-se a reaplicação do filtro solar a cada 2 horas ou após longos períodos de imersão na água. É importante reaplicá-lo 15 a 30 minutos antes da exposição sol. É fundamental aplicar uma boa quantidade do produto, o equivalente a uma colher de chá, para rosto, cabeça e pescoço. Para o corpo, a medida seria o correspondente a três colheres de sopa.
Além do protetor, é indicado o uso de barreiras físicas, como roupas, chapéus, óculos com lentes com proteção UV e guarda-sol. A proteção labial deve ser feita com balm, com protetor solar com FPS 30 no mínimo. O dermatologista é o profissional indicado para receitar o melhor tipo de produto para cada pessoa, sempre considerando as necessidades e particularidades da pele.