Saúde

Fórum debate uso da inteligência artificial na saúde; confira a programação

Um dos destaques do fórum sobre esse assunto é a participação de Patrícia Deps, médica dermatologista pesquisadora da Sociedade Israelita Albert Einstein e da Ufes

Foto: Reprodução/Freepik @rawpixel.com

O Fórum Conectando Quem Produz Saúde, evento pioneiro no Espírito Santo, promete se tornar referência no diálogo, fortalecimento de parcerias e discutir os entraves e perspetivas do setor. Entre alguns dos temas discutidos está a utilização da inteligência artificial na saúde.

Um dos destaques do fórum sobre esse assunto é a participação de Patrícia Deps, médica dermatologista pesquisadora da Sociedade Israelita Albert Einstein e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no painel Inovação e Saúde.

“A inteligência artificial (IA) é utilizada numa enorme variedade de recursos na área da saúde, mas vou falar especificamente sobre a utilização de algoritmos para antecipar o diagnóstico do câncer de pele, bem como na avaliação da retinopatia diabética, do acidente vascular cerebral e isquemia coronária, da tuberculose e da microcefalia congênita causada pelo vírus Zika”, destaca.

Patrícia revela que está particularmente envolvida no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial para a deteção precoce do melanoma e de outros cânceres de pele mais comuns. 

“A IA analisa pormenores de lesões que, de outra forma, poderiam passar despercebidas aos médicos, especialmente aos não especialistas, o que pode salvar vidas e recursos. Embora alguns estudos refiram a elevada sensibilidade e precisão da IA no diagnóstico dos cânceres de pele, é importante notar que ainda não sabemos como estes algoritmos se comportarão no mundo real. Pretendemos ainda avaliar a sua eficiência, aplicabilidade, aceitabilidade e confiabilidade por parte dos profissionais que irão utilizar estes recursos”, pontua.

O estudo a que ela se refere vem sendo desenvolvido pelo Projeto Banco de Imagens Médicas. Este projeto multiprofissional é resultado de uma parceria entre a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

“Por ter uma interface consolidada com a Bioética, a Ética Médica e a Relação Médico Paciente, provoco uma discussão sobre esses aspectos dentro da perspetiva de que a IA, se bem utilizada, pode ser um potencial auxiliar dos profissionais de saúde, no sentido de complementar, ampliar e agregar a inteligência humana”, complementa Patrícia.

O fórum de saúde será realizado nesta sexta-feira (4), no Centro de Convenções de Vitória. O evento será o momento de maior discussão de saúde no Espírito Santo e reunirá CEOs e investidores da área da saúde, além de representantes de instituições como Senac, Sebrae, Deloitte, Unidas, Hugb e Harvard.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A organizadora do evento, Alice Sarcinelli, destaca que o evento consegue alcançar o objetivo que é trazer a cadeia produtiva do setor no Espírito Santo. 

“Não apenas com o capital, mas de outros nichos, como por meio do networking, com os fornecedores. Queremos melhorar a saúde da saúde, o fórum impulsionará”, explica. 

Programação completa

Manhã 

08h – Credenciamento 

08h30- Café Networking

09h- Solenidade de Abertura

09h30- Palestra de abertura
Com o diretor Regional, Richardson Schmittel
Tema: Saúde em números: dados das grandes empresas
da área da saúde do Espírito Santo

10h30- Painel Oportunidades e entraves no setor da saúde no Espírito Santo
Moderadora: diretora executiva como moderadora, Alice Sarcinelli
Painelistas: André Coimbra – Diretor Financeiro com o Panorama LMC Hospital
– Thiago Pancini – Diretor com o Panorama GRUPO SANTA CASA
– Marcia Gabriella Mulle – Diretora Executiva com o Panorama ODONTOSCAN
– Amanda Bassan – Gerente Executiva com o Panorama UNIDAS

11h45- Conferência Nacional DELOITTE
Com a Sócia da DELOITTE Fátima Pinho
Tema: Saúde em números: panorama nacional 


Tarde 

14h – Credenciamento

14h30 – Conferência Nacional
Tema: Panorama da Saúde Superior
Moderador: o diretor-executivo Luiz Sobral Vieira Júnior
Com o Consultor Jurídico Nacional, José Luiz Toro da Silva da UNIDAS AUTOGESTÃO EM SAÚDE

15h30 – Painel Inovação e Saúde 

Moderadora: líder em inovação Anna Paula Oliveira

Painelistas:
-Fabrícia Forza- Subsecretária de Assistência em Saúde da Prefeitura de Vitória
Tema: Gestão Pública e Inovação
-Lucas Fernandes Leal – docente do Centro Universitário Faesa
Tema: Educação em Saúde e Inovação
-Patrícia Deps – pesquisadora da Socieadade Israelita Albert Einstein e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Tema: Inteligência Artificial na Saúde

16h30- Café Networking 

17h30 Encerramento

LEIA TAMBÉM: Mulheres podem perder mais postos de trabalho para IA que homens, diz estudo

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória