Saúde

Fumantes podem ter tratamento gratuito para parar de fumar. Saiba onde procurar ajuda!

Caso seja necessário, o tratamento inclui medicação específica (como adesivo de reposição de nicotina; goma de mascar, comprimido para controle de ansiedade)

Foto: Divulgação

O Programa de Controle ao Tabagismo da Serra atende cerca de 500 pessoas por ano. São pessoas que querem parar de fumar, como Marilza Mendes, de 52 anos, que já está há cinco anos sem o cigarro. Ela deu início ao tratamento como ouvinte para acompanhar a irmã. 

“Minha irmã começou a frequentar o grupo e fui também. No início, como ouvinte, depois fui incluída no programa. Parei de fumar, mas ela não, infelizmente. Eu queria muito parar, mas tem que ter força de vontade”, comentou Marilza, que fumava há 33 anos, e está desde 2014 sem cigarro.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, são realizados de quatro a seis grupos por ano em cada uma das cinco Unidades Regionais de Saúde onde há o programa. Cada grupo é composto de 20 a 25 pessoas. Uma equipe multidisciplinar faz o acompanhamento (médico, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos).

Caso seja necessário, o tratamento inclui medicação específica (como adesivo de reposição de nicotina; goma de mascar, comprimido para controle de ansiedade) com o intuito de auxiliar no período de adaptação sem o cigarro. Essa necessidade é avaliada com atendimento clínico e teste do nível de dependência.

Saiba onde buscar o serviço!

Horário: De segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas
Locais: Unidades Regionais de Saúde de Boa Vista, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe e Serra-Sede.