A gravidez é um período de muitas mudanças no corpo da mulher. Entre elas, emocionais, físicas, ajustes no estilo de vida. São tantas, na verdade, que até mesmo os olhos não ficam de fora dessa transformação.
Muitas dessas alterações são temporárias e inofensivas, porém, é importante ficar atenta a saúde ocular durante a gestação.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Uma pesquisa da Associação Americana de Optometria (AOA), revelou que, uma em cada seis mulheres sofre alguma forma de alteração visual no período gestacional. E isso embora 39% das mulheres desconheçam que isso pode acontecer.
Karla Guidoni, de 36 anos, usava os óculos somente para trabalhar com telas ou assistir televisão. Durante a primeira gravidez, sentiu a necessidade de utilizá-los em atividades cotidianas. No entanto, logo após a gestação, sua visão retornou ao normal.
“Mas o problema ressurgiu durante a minha segunda gestação da minha bebê de seis meses. Notei novamente a necessidade de usar meus óculos frequentemente. Embora os utilize menos do que na gestação anterior, percebo uma maior dificuldade para enxergar do que antes de engravidar”, relata Karla.
Já Lyvia Justino, de 38 anos, descobriu uma leve alteração no grau dos óculos em um exame de rotina com o oftalmologista.
“O médico sugeriu que eu não trocasse de lente, já que a mudança não era muito significativa e poderia reverter. Mas, após o nascimento do meu filho, percebi que o grau não voltou ao que era antes e, com o tempo, precisei adquirir uma nova lente”, conta.
Entenda por que essas alterações oculares acontecem
Segundo a oftalmologista Marília Reis, durante a gestação o corpo da mulher passa também por alterações hormonais que podem resultar em retenção de líquidos, afetando a estrutura ocular.
“A retenção de líquidos pode afetar a curvatura da córnea e a espessura da lente do olho, o que gera uma mudança na forma como os olhos respondem à luz e ao foco, causando a visão embaçada”, explica.
A médica destaca ainda que o fluxo de sangue também pode ser um dos motivos para o embaçamento da visão.
“As flutuações na pressão arterial que podem acontecer durante o período gestacional afetam o suprimento de sangue para os olhos. Isso poder ocasionar inchaços na região e prejudicar temporariamente a visão”, completa a oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória.
Cuidados com os olhos
A especialista chama a atenção sobre a importância de as gestantes incluírem os cuidados com os olhos nos exames de rotina durante a gravidez, pois além do aumento do grau de miopia, outros problemas oculares podem ser desencadeados.
“Este é um período de muitas preocupações e da necessidade de muitos exames. Os olhos acabam ficando de lado. Mas não deveria. Antes de engravidar e durante a gestação, os exames com um oftalmologista são fundamentais para evitar maiores complicações das mudanças que ocorrem nos olhos e garantir a saúde ocular ”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Vacina da gripe: por que precisamos tomar todos os anos?