Saúde

Garrafa de água reutilizada pode ser mais suja que assento de vaso sanitário; entenda

A contaminação da garrafa reutilizada acontece devido ao contato com bactérias presentes na boca ou nas mãos. Maior quantidade de bactérias foi encontrada nas tampas

Foto: Reprodução/ Freepik

De acordo com uma pesquisa da WaterFilterGuru.com, garrafas de água reutilizáveis podem abrigar mais bactérias prejudiciais à saúde do que um assento de vaso sanitário.

Foi constatado que as tampas de bico e de rosca possuem uma quantidade maior de bactérias, chegando a 30 milhões de unidades formadoras de colônias (CFUs) cada.

>> Entre no grupo do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas sobre Saúde. Participe também do nosso canal no Telegram!

Uma garrafa de água com tampa apresentou uma quantidade de bactérias 6.000 vezes maior do que um assento de vaso sanitário. Por outro lado, as garrafas squeeze foram as mais higienizadas, contendo apenas 3 milhões de unidades formadoras de colônias (CFUs).

Os pesquisadores encontraram dois tipos de bactérias: bastonetes gram-negativos e bacilos.

“Bactérias gram-negativas podem causar infecções que estão se tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos, enquanto certos tipos de bacilos podem levar a problemas gastrointestinais”, diz a empresa.

A contaminação da garrafa ocorre devido ao contato com bactérias presentes na boca ou nas mãos, que encontram um ambiente úmido propício para se replicarem.

Em garrafas de água não higienizadas, é possível que diferentes tipos de bactérias se proliferem. Isso inclui bactérias comuns como Escherichia coli (E. coli), Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Streptococcus, entre outras.

Essas bactérias têm o potencial de causar uma variedade de problemas de saúde, desde infecções leves até doenças mais graves.

Garrafas reutilizadas e o risco de doenças

A falta de higiene adequada da garrafa está associada a diversas condições, tais como gastroenterite, infecções do trato urinário, infecções respiratórias, infecções de pele e até mesmo meningite.

Os sintomas podem variar de leves a graves, dependendo do tipo de bactéria e da saúde individual.

O estudo conduzido pela WaterFilterGuru.com também investigou os hábitos de limpeza das garrafas de água entre os americanos e constatou que, embora a maioria as limpe diariamente, algumas pessoas as limpam apenas algumas vezes por semana ou por mês.

A recomendação é que as garrafas reutilizáveis sejam lavadas e desinfetadas diariamente. Além disso, a água que será consumida deve ser filtrada.

*Com informações do Portal R7

LEIA TAMBÉM: Epidermólise bolhosa: entenda doença de menino que comoveu a internet