Você tem estomago alto e não consegue emagrecer? Talvez você tenha disbiose, uma doença que inflama o intestino e aumenta a retenção de líquido.
Se você é aquela pessoa que está sempre com dor de estômago, que solta muitos gases e que sofre com a queda de cabelo, talvez o problema esteja no seu intestino.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A Dra. Renata Gabrielly, coloproctologista, explica que essa alteração pode ser causada por parasitose, supercrescimento bacteriano e/ou fungico e intolerância alimentar.
LEIA TAMBÉM: Nutricionista receita chá de dente-de-leão com cravo para emagrecer. Veja benefícios
A nutricionista listou alguns dos principais sintomas da disbiose, confira:
• Queda de cabelo;
• Desconforto estomacal constante;
• Sensação de estufamento em todas as refeições;
• Prisão de ventre;
• Cansaço constante.
Mas, afinal, o que causa a disbiose?
Existem diversas situações que podem causar esse desequilíbrio, veja os principais:
• Alimentação com excesso de proteínas ou açúcar e pobre em fibras;
• Ingestão acidental de substâncias tóxicas, como os agrotóxicos presentes nas cascas de frutas que não foram lavadas corretamente, por exemplo;
• Consumo de bebidas alcoólicas com frequência;
• Tratamento recente com antibióticos;
• Falta de higiene bucal adequada;
• Níveis elevados de estresse e ansiedade;
• Relações sexuais desprotegidas (sem uso de preservativos).
LEIA TAMBÉM: Confira 5 receitas de chás diuréticos para emagrecer e desinchar barriga
Tratamento
Os médicos costumam prescrever o tratamento levando em consideração, antes de tudo, a causa do desequilíbrio. A alimentação é a principal aliada para combater a disbiose
Alimentação
É bastante comum que pessoas com disbiose sintam uma sensação de desejo constante por açúcar. Isso ocorre devido a um descontrole do crescimento de bactérias que se alimentam de açúcar. Veja quais alimentos devem ser evitados:
• Doces, açúcar e carboidratos, principalmente refinados;
• Embutidos como linguiça, bacon e presunto;
• Bananas, maçãs e uvas;
• Laticínios.
LEIA TAMBÉM: Chá milagroso emagrece 2 kg em 2 semanas. Veja receita de diurético natural
Controle do estresse e ansiedade
O ideal é procurar identificar e evitar (ou aprender a lidar com) as situações que geram estresse. Vale lembrar que os profissionais de saúde mental como psicólogos e psiquiatras podem ser de grande ajuda nesse processo.
Medicamentos
A orientação do médico quanto aos medicamentos pode ser tanto prescrever quanto interromper determinadas medicações. Existem medicamentos que interferem negativamente no equilíbrio da flora intestinal.
Suplementos
A suplementação de probióticos pode auxiliar agindo como coadjuvante no tratamento da disbiose desde que feito sob orientação médica. A orientação médica é essencial para que esses suplementos sejam administrados de forma correta.
Transplante fecal
O procedimento consiste em coletar as fezes de uma pessoa saudável e transferi-las para o intestino da pessoa com disbiose. Dessa forma, o equilíbrio da microbiota intestinal é alcançado com muito mais facilidade.
*Com informações do Portal Supera Farma
MÉDICO RECEITA ÁGUA DE AÇAFRÃO PARA DESINCHAR E MELHORAR O INTESTINO
Aprenda a fazer uma receita milagrosa de água de açafrão para tomar todos os dias. Além de desinchar, o shot tem vários benefícios para o intestino
Conhecido nas redes sociais por compartilhar “receitas reais”, o médico Renato Silveira Reis apresentou uma receitinha de água de açafrão para tomar todos os dias, que tem vários benefícios para o intestino.
Desinchar a barriga é uma das vantagens do shot. “A curcumina contida no açafrão reduz a inflamação da parede intestinal, do revestimento intestinal, e com isso você tem menos acumulo de líquido”, disse o médico.
Outro benefício é o uso da curcumina como probiótico, servindo de “alimento para as suas bactérias boas”. “Isso quer dizer que a consistência das suas fezes vai ficar muito melhor. Mais macia e mais fácil de sair”, contou.
Entre as vantagens está o aumento das bactérias boas, que melhora a imunidade. Segundo o médico, boa parte do sistema de defesa está no intestino. “Sua rinite, alergia, seus processos irão melhorar muito”, comentou.
Mas, afinal, como beber corretamente a água de açafrão? Primeiro, esquente 100 ml de água em uma panela até que suba pequenas bolhas e desligue o fogo. Coloque 1 colher de café de açafrão, 1 pitada de pimenta-do-reino e gotinhas de limão.
Abafe a panela e deixe em repouso por 8 minutos. Depois, beba o shot em jejum e aguarde, no mínimo, 30 minutos para comer.
LEIA TAMBÉM: Chá de picão preto desincha e seca barriga: veja como preparar receita
ÁGUA DE CRAVO-DA-ÍNDIA SERVE PARA QUE? VEJA BENEFÍCIOS E COMO FAZER CHÁ MILAGROSO
O cravo-da-índia é uma especiaria que se desenvolve no botão floral da árvore de cravo (Syzygium aromaticum). Conhecido simplesmente como “cravo”, o nome deriva do latim “clavus”, que significa “prego”.
De acordo com informações do eCycle, o cravo é versátil, sendo encontrado na forma inteira, moído, em pó e no formato de óleo essencial. Ele pode ser usado como tempero, ingrediente, bebida e até mesmo como remédio natural.
Para além do seu sabor doce e aroma característico, o cravo-da-índia é reconhecido pelas suas qualidades medicinais, que incluem efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, entre outros.
LEIA TAMBÉM:
>> O que é “cabeça de Ozempic”? Saiba tudo sobre remédio para emagrecer e efeitos
>> Água de whey com chia e aveia emagrece e desincha. Veja receita
>> Água com vinagre de maçã em jejum emagrece e desincha. Veja benefícios de shot
Pesquisas em animais revelaram que os componentes presentes na especiaria podem oferecer diversos benefícios à saúde, como melhoria na saúde hepática e estabilização dos níveis de glicose no sangue.
CRAVO-DA-ÍNDIA É FONTE DE NUTRIENTES
O cravo-da-índia é uma fonte de fibras, vitaminas e minerais, de modo que seu uso inteiro ou em pó para temperar alimentos pode proporcionar uma série de nutrientes essenciais.
Segundo o eCycle, a quantidade de dois gramas, equivalente a uma colher de chá de cravo moído, oferece:
• Calorias: 21
• Carboidratos: 1 grama
• Fibra: 1 grama
• Manganês: 30% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
• Vitamina K: 4% da IDR
• Vitamina C: 3% da IDR
A presença de fibra pode ajudar na prevenção da constipação e na promoção da regularidade intestinal, enquanto a vitamina C contribui para fortalecer o sistema imunológico e a vitamina K é essencial para a coagulação sanguínea.
LEIA TAMBÉM: Vinagre de maçã: febre para emagrecer, shot em jejum é bom para a saúde. Veja benefícios
O manganês desempenha um papel fundamental na manutenção da função cerebral e na formação de ossos saudáveis. Além dos nutrientes mencionados, o cravo-da-índia também contém pequenas quantidades de cálcio e vitamina E.
CRAVO-DA-ÍNDIA É RICO EM ANTIOXIDANTES
Além de ser uma fonte de vitaminas e minerais essenciais, o cravo é rico em antioxidantes. Essas substâncias são conhecidas por reduzir o estresse oxidativo, diminuindo potencialmente o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.
Um estudo realizado em laboratório descobriu que o eugenol, presente no cravo, consegue prevenir danos oxidativos causados pelos radicais livres de forma cinco vezes mais eficaz do que a vitamina E, outro antioxidante poderoso.
LEIA TAMBÉM: 5 chás que emagrecem até 1 kg por dia: veja como fazer receitas e benefícios
Assim como eugenol, o cravo-da-índia também contém vitamina C, que atua como um antioxidante no organismo, auxiliando na neutralização dos radicais livres, que são compostos capazes de se acumular e causar estresse oxidativo prejudicial.
Colocar o cravo em sua dieta, juntamente com outros alimentos ricos em antioxidantes, pode contribuir para a melhoria da saúde de maneira geral.
LEIA TAMBÉM:
>> Como usar a chia para emagrecer? Veja benefícios e receita com o superalimento
>> O milagre da água de cravo: veja benefícios e como fazer chá para emagrecer
>> Chá de folha de louro, limão e maçã emagrece e seca barriga: “3 cm por dia”