Saúde

Gordura na região do pescoço, a "papada", pode ser eliminada com procedimentos estéticos

Radiofrequencia, criolopólise ozonioterapia, aplicação de ácido deoxilólico e até lipoaspiração. Conheça as técnicas que podem te livrar da “famosa” papada.

Foto: MDZ/Reprod

Já ouviu falar em papada? Aquela gordurinha inconveniente localizada na região do queixo e maxilar, que também é muito conhecida como queixo duplo, e faz questão de marcar presença nas fotografias? Então, ela tem solução! São vários os tratamentos estéticos e até intervenções cirúrgica que podem te ajudar a resolver o problema.

Algumas técnicas não-invasivas são ótimas aliadas e trazem muitos resultados para a resolução dessa queixa. De acordo com fisioterapeuta dermato funcional, Luciana Turino, a radiofrequência e a lipocavitação são tratamentos tradicionais nessa batalha.

“A radiofrequência ajuda a diminuir a gordura localizada, tornando a pele mais firme, pois liberta a gordura e aumenta a circulação do sangue no local. Já a lipocavitação, para realiza-la é preciso formar uma prega de gordura, por isso, esse procedimento só é indicado para pessoas com uma papada maior”, disse.

Luciana explicou que a criolipólise e a ozônioterapia também podem ser feitas na região. Na primeira, a gordura é congelada com o uso de uma ponteira específica. As sessões podem durar entre 45 minutos e 1 hora e meia, colocando a área de aplicação a uma temperatura de até -11°C. 

Na segunda opção, que é a ozônioterapia, o tratamento é realizado de maneira a romper as membranas das células gordurosas, que são liberadas e dissolvidas no próprio corpo.

Outro procedimento muito comentado atualmente é a aplicação de ácido deoxicólico. De acordo com o farmacêutico esteta, César de Alencar, esse produto é injetado na gordura e é uma solução não invasiva, segura e que traz resultados visíveis logo nas primeiras aplicações.

“O deoxicólico destrói as células de gordura, estimulando uma resposta inflamatória pelo organismo, que vai ajudar a eliminar os resíduos celulares e os pedaços de gordura da região. Os resultados são visíveis, em média, de 30 dias depois”, disse ele.

Cirurgia para a papada

Nos casos cirúrgicos, o paciente se submete a uma lipoaspiração. De acordo com o cirurgião plástico, Adriano Batistuta existe a possibilidade de fazer junto com a lipo de papada, o lifting cérvico-facial. A junção dos procedimentos pode acontecer caso o paciente, além da gordura, apresente flacidez na região.

“A incisão é feita abaixo do queixo, para que a gordurinha seja aspirada. É realizada com anestesia local e sedação. Todo o procedimento dura de 30 a 40 minutos. A recuperação é rápida, em 48 horas o paciente pode retomar suas atividades diárias, e as atividades físicas estão liberadas após sete dias”, disse.

Entenda as técnicas

– Radiofrequência: é uma técnica que ajuda a diminuir a gordura localizada, ajudando a tornar a pele mais firme. Esta liberta a gordura e aumenta a circulação do sangue. Nesta técnica é aplicado um gel no queixo, deslizando um aparelho sobre o gel com movimentos circulares.

– Aplicação de ácido deoxicólico: este ácido é feito a partir de uma molécula que existe naturalmente no organismo, proveniente dos ácidos biliares, e tem a ação de derreter a gordura no organismo. É um procedimento feito por profissionais habilitados, e quando aplicados na região desejada, causam uma reação inflamatória local que ajuda a diminuir a gordura e a flacidez.

– Criolipólise: é um tratamento estético que age resfriando a região tratada a baixas temperaturas, cristalizando a gordura localizada, que é eliminada naturalmente pela circulação linfática.

– Ozônioterapia: o tratamento é realizado de maneira que rompa as membranas das células gordurosas, que são liberadas e dissolvidas no próprio corpo.