Saúde

Governo do ES começa vacinação com bivalente; o que é e como funciona

Lançamento da campanha de vacinação com a vacina aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), no Palácio Anchieta

Foto: Divulgação/Governo do ES
Foto: Divulgação/Governo do ES
Foto: Divulgação/Governo do ES

O Espírito Santo começou nesta segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19. A ação acontece junto com a campanha nacional do Ministério da Saúde.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Nesta primeira etapa, segundo a secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 320.891 capixabas que pertencem aos grupos prioritários poderão ser imunizados. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, 129.600 doses chegaram no último dia 17. A previsão é que o restante das doses chegue ainda esta semana ao Estado.

LEIA MAIS: Vaca louca: o que é e quais os sintomas da doença que foi confirmada no Brasil?

Foto: Ana Carolina Monteiro/Folha Vitória

Ao todo, 730 mil pessoas poderão receber as doses do novo imunizante no Espírito Santo, o que contemplando todas as fases e grupos prioritários. 

Durante o lançamento da campanha, Reblin explicou como funciona a vacina bivalente.

“A nova vacina tem o vírus original, mas tem também as variações da Ômicron. É uma nova vacina. Assim como a da gripe, que é atualizada todos os anos com as novas cepas que surgem. As pessoas não tomam a mesma vacina da gripe ano a ano. Sempre é disponibilizada uma nova versão”, disse.

Na solenidade de lançamento, dois idosos receberam as primeiras doses da bivalente. Aos 74 anos de idade, Marina Maria Fernandes Bragança disse estar ainda mais segura com a chegada do novo imunizante.

“É muito bom saber que estou protegida contra a doença e saber que terei uma vida mais saudável. Eu convido a todos que venham também. A ciência é clara na relação da nossa saúde. Já tomei as 4 doses. Fico sempre atenta as datas da vacinação. A vacina é uma proteção e que fica comprovado que é válida”, comentou.

Foto: Ana Carolina Monteiro/Folha Vitória
José Rodrigues Nogueira, 78 anos, foi um dos primeiros a receber a vacina bivalente no ES

Quem também recebeu a dose da vacina foi José Rodrigues Nogueira, de 78 anos. 

Orgulhoso, fez questão de destacar a importância da vacinação na vida dele, dos amigos e da própria família.

“A vacina é importantíssima. Eu me vacino desde criancinha. Consegui chegar a idade que cheguei sempre tomando as vacinas necessárias. Toda a minha família se vacina normalmente nas faixas etárias devidas”, destacou.

Seguro com a decisão de tomar a vacina, deixou um recado para quem ainda tem receio de ser imunizado contra a covid. 

Não fiquem sem se vacinar. Eu acompanhei desde o início a vacinação contra a pólio e senti lá na época nas melhorias que ela trouxe. Hoje, vejo que abandonaram as vacinas. Vacinem sempre! Os próprios e as pessoas dos seus convívios”, reforça.

Combate à desinformação e às fake news

Ainda na solenidade, o governador Renato Casagrande reforçou a importância de se combater às fake news relacionadas às vacinas. “Vamos trabalhar forte com campanhas. Uma receita permanente de mobilização que vamos vencer as pessoas que pensam que a vacina não traz mudança. Vacina é importante é salva muitas vidas”, afirmou.

Quem também destacou a necessidade de conscientizar a população sobre a segurança das vacinas foi o secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto. Para Miguel, as crianças figuram como o público mais difícil de ser alcançado por causa da desinformação dos pais.

“Estamos em campanha para combater a desinformação. O Brasil sempre foi uma referência em vacinação. A grande dificuldade que enfrentamos foi a desinformação causada nos últimos dois anos. Estamos atuando com os agentes municipais de saúde para essa frente de combate. Trazer a informação é o mais importante para trazer de volta esse público”, pontuou.

Vacinação com a bivalente

Segundo a Sesa, essas novas doses são para o reforço de grupos prioritários que já foram definidos pelo Ministério da Saúde e que já têm o esquema prioritário completo (D1+D2) e isso acontece independentemente do número de doses de reforço de vacinas monovalentes recebidas.

A dose bivalente deverá ser administrada com o intervalo de quatro meses após a última dose recebida.

Em Nota Técnica de Nº Nº05/2023 – do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), a Sesa informou ainda que há, entretanto, a orientação ao início da aplicação por parte dos municípios, assim que receberem as novas doses, no grupo de pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores.

Como será realizada a vacinação?

Foto: Divulgação/Governo do ES

Segundo a Sesa, cada município é responsável por abrir os agendamentos para a vacinação. 

Por isso, é preciso ficar atento ao calendário disponibilizado pela cidade onde cada indivíduo reside. 

Na última sexta-feira (24), várias cidades da Grande Vitória abriram vagas, veja aqui.

Grupos que serão contemplados na 1ª fase no ES 

GRUPO 1

1. Pessoas com 70 anos e mais (268.839);

2. Pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores (9.873);

3. Imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade (23.582);

4. Indígenas, a partir de 12 anos (10.966);

5. Ribeirinhos, a partir de 12 anos (249);

6. Quilombolas, a partir de 12 anos (7.382).

Calendário previsto para demais grupos

A previsão do calendário definido pelo Ministério da Saúde é que os demais grupos classificados como prioritários receberão a dose bivalente como reforço nas seguintes datas:

– Grupo 2:  Pessoas de 60 a 69 anos: 06 de março de 2023;

– Grupo 3: Gestantes e puérperas: 20 de março de 2023;

– Grupo 4: Trabalhadores da saúde: 17 de abril de 2023;

– Grupo 5: Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 12 anos de idade); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade: 17 de abril de 2023.

LEIA TAMBÉM: Passear em parques e praças pode ajudar você a tomar menos remédios