O governo do Espírito Santo vai investir R$ 635 milhões no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado nos próximos dois anos. Dentre as áreas a serem contempladas com recursos está a construção de novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) durante a primeira reunião de alinhamento estratégico do governo estadual com os prefeitos e secretarias municipais de saúde, realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta segunda-feira (10).
“Vamos dar sequência à construção e reforma de unidades de saúde e vamos dar apoio à saúde primária junto com a necessidade dos municípios”, disse Casagrande.
Investimentos da saúde: construção de novos Caps
Com R$ 350 milhões do total, o Estado pretende construir Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Como mostrou a reportagem do Folha Vitória em janeiro, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) revelou falhas críticas na Rede de Atenção Psicossocial do Estado, entre as quais constava a falta de Caps em diversos municípios capixabas.
Uma parte do investimento ainda deve ser usada para concluir 108 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e adquirir novas ambulâncias, veículos de transporte eletivo e mobiliário para as unidades.
Centro de Comando e Controle das Arboviroses será implementado
O governo também anunciou a implementação do Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses no Estado, órgão voltado ao enfrentamento de epidemias, como dengue e Oropouche.
O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB), disse que a parceria entre os governos estadual e municipais traz melhorias significativas para os capixabas.
“Uma parceria sólida com os municípios permite melhorar as estruturas de atendimento às pessoas. Os investimentos anunciados para os próximos dois anos são muito robustos. Só é possível fazer isso com o governo do Estado com as contas em dia, equilibrado, referência em gestão fiscal, para poder investir, colocar recursos nas áreas prioritárias”, afirmou Ferraço.
Leia também:
Nikolas Ferreira, casado com modelo capixaba, será pai novamente
Lula prepara com equipe do Planalto anúncios para tentar atrair novos prefeitos
Prefeitos de todo o país vão se reunir em Brasília nesta semana
Especialidades são contratadas para “zerar a fila”
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann (PSB), disse que a pasta está contratando especialidades para “zerar a fila” no Espírito Santo.
“Sabemos que a fila é dinâmica, vão entrando novos pacientes, mas estamos contratando o suficiente para a demanda deste ano. Temos a condição de Estado e municípios fazerem uma revolução com atendimento especializado muito rápido”, afirmou o secretário.
Hoffmann também sinalizou a importância da telemedicina para alcançar esta meta. “Peço aos municípios que invistam em salas de teleconsultas com equipamentos para podermos avançar com esse serviço”.
Mobilização de ações de monitoramento
O órgão destinado ao combate de epidemias vai funcionar de forma integrada entre a Secretaria da Saúde (Sesa) e outras instituições colaboradoras. Serão mobilizadas ações de monitoramento, análise epidemiológica e respostas às arboviroses no Estado.
Conforme Hoffmann, a medida é justificada pelo aumento de casos de dengue e o risco da reintrodução do sorotipo 3 da doença no Estado.
“Já estamos com mais casos nestas primeiras semanas de 2025 quando comparado a 2024. Em relação à chikungunya, também há crescimento, e quanto ao Oropouche, concentramos 95% dos casos no Brasil”, declarou o secretário.
O centro contará também com as Secretarias da Educação (Sedu); da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo; a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC); o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo; o Conselho Estadual de Saúde (CES); e o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES).