Saúde

Gripe aviária: ES vai decretar estado de emergência para combater doença

Medida foi adotada por recomendação do Ministério da Agricultura e Pecuária e terá duração de 180 dias após a publicação no Diário Oficial do Estado

Foto: Pixabay

O governo do Espírito Santo decidiu adotar estado de emergência zoossanitária para reforçar o combate a gripe aviária. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (20) pelo governador Renato Casagrande.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O decreto terá validade de 180 dias após a publicação no Diário Oficial do Estado. A medida foi adotada por recomendação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). 

O ministro Carlos Fávaro se reuniu com governadores para discutir o tema. Em maio, a pasta já havia declarado estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional.

Nas últimas semanas, o Japão suspendeu a compra de frango no Espírito Santo depois que houve a confirmação de gripe aviária em ave de subsistência, em uma área onde são criados pato, ganso, marreco e galinha. 

De acordo com dados do Mapa, atualizados até a noite desta quinta-feira, 67 casos foram confirmados no Brasil, sendo 29 no Espírito Santo. O Estado tem outros dois casos suspeitos em investigação.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.