Saúde

Gripe aviária: visitas às ilhas de Vila Velha são proibidas

A suspensão segue a orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que declarou estado de emergência em todo o território nacional por 180 dias

Foto: Divulgação/Instagram @queriaviajar_

Está suspenso a partir desta terça-feira (6) o desembarque em ilhas do município de Vila Velha devido à gripe aviária. A suspensão segue a orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). 

Em portaria publicada no último dia 22 de maio, o ministério declarou estado de emergência em todo o território nacional, por 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária (H5N1) em aves silvestres no Brasil.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Durante esse período, a orientação é que o desembarque nas ilhas seja suspenso exceto para atividades ligadas a pesquisa científica previamente autorizada, fiscalização e monitoramento.

Confira a lista completa das ilhas:

– Ilha dos Pacotes;
– Ilha da Pedra do Sapo;
– Ilha Pituã;
– Ilhas Itatiaia;
– Ilha das Garças;

A Prefeitura de Vila Velha orienta as pessoas a não tocarem ou recolherem aves suspeitas, doentes ou mortas.

Os sinais mais comuns são: ave cambaleante, tremores, convulsões, inchaço nos olhos, descoordenação motora, espirros, tosses e falta de ar.

Em caso de avistar aves com os sinais descritos acima, entrar em contato por meio do telefone: 0800.039.5005 (Programas de Monitoramento de Praias – PMP); ou nos telefones: (27) 3139-9623 / 99909-5825 (IDAF-ES) ou ainda no Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa).