Neste sábado (13) acontece o Dia D de Vacinação contra a Gripe em todo o país e aqui no Espírito Santo não será diferente. Segundo a secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES), mais de 1,5 milhão de capixabas que pertencem aos 18 grupos prioritários e que ainda não se imunizaram poderão colocar a dose em dia.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Realizada todos os anos tradicionalmente entre os meses de abril e maio, em 2024, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada e acontece desde março no estado. O Ministério da Saúde informou que a medida foi necessária devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
O principal objetivo da campanha é reduzir as complicações e até mesmo mortes decorrentes de infecções pelo vírus Influenza.
Com meta preconizada pelo MS, que é de 90% até o fim da campanha, a expectativa é de que o estado supere a cobertura de 56,50% dos grupos prioritários do ano anterior. Até o momento, a cobertura vacinal é de 11,5%. As doses estarão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação nos 78 municípios capixabas.
Saiba onde se vacina e como receber a vacina
Em Vitória, é preciso realizar agendamento pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória On-line Foram disponibilizadas 2400 vagas.
A vacinação acontece das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Santo Antônio, Jardim da Penha, República, Conquista, Ilha das Caieiras, Resistência, Consolação, Maruípe, Do Quadro, Vitória e Grande Vitória.
Além da vacinação contra a gripe, também serão ofertadas as vacinas de rotina (exceto a BCG), vacina contra a dengue (crianças de 10 a 14 anos) e contra a Covid-19.
Em Vila Velha, os postos para imunização estarão localizados em todas as áreas administrativas do município, incluindo os shoppings Praia da Costa e Boulevard. Não há necessidade agendamento.
Na Serra, a Secretaria de Saúde da Serra vai abrir sete postos de vacinação. Não será necessário agendamento prévio, lembrando que neste momento as doses são destinadas apenas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.
Estarão abertas as Unidades Regionais de Saúde (URS) de Jacaraípe, Feu Rosa, Serra Dourada, Novo Horizonte, Serra Sede e Valparaíso, das 8 às 16 horas, e o Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 9 às 17 horas.
Além das doses contra a gripe, serão disponibilizados os imunizantes de rotina para atualização do Cartão de Vacinação. É importante apresentar documento pessoal, CPF ou Cartão do SUS. No caso da vacinação infantil, também é necessário levar a Caderneta da Criança.
Em Guarapari, as vacinas serão disponibilizadas nas unidades de Saúde dos bairros Itapebussu, Setiba, Bela Vista, Adalberto, kubitscheck/Ipiranga, Meaípe e Jabaraí, das 8h às 15h, e no 3 º piso do Shopping Guarapari, das 09h às 15h. Documentos necessários: Cartão SUS, CPF e Cartão de vacina.
No município de Cariacica, a ação acontece das 8h às 16 horas em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A campanha, será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Bela Aurora, Santa Fé, Itaquari, Cariacica-Sede, Porto de Santana, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Rio Marinho, Oriente, Flexal e também no Shopping Moxuara, único local com o horário das 10h às 17 horas.
Vacinas de rotina também serão ofertadas. Para ser atendido basta apresentar um documento de identificação (RG, certidão de nascimento ou CNH) e o cartão de vacina, no caso de crianças.
Coberturas abaixo das metas em 2023
No ano passado as coberturas vacinais ficaram abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Veja:
* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos: 59,76% (meta 90%)
* Indígenas vivendo em terras indígenas: 77,39% (meta 90%)
* Gestantes: 68,68% (meta 90%)
* Puérperas: 37,11% (meta 90%)
* Trabalhadores de saúde: 52,37% (meta 90%)
* Professores: 39,26% (meta 90%)
* Idosos (60 anos ou mais): 57,27% (meta 90%)
* Cobertura total: 56,50% (meta 90%)
Para os demais grupos, é monitorado o número de doses aplicadas. Ao todo, somando os grupos com meta (653.272 doses) e demais grupos prioritários (651.914 doses), o Estado totalizou 1.305.186 doses aplicadas em toda a campanha.
Saiba quem pode se vacinar contra a gripe
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
– Trabalhadores da Saúde;
– Gestantes;
– Puérperas;
– Professores dos ensinos Básico e Superior;
– Povos indígenas;
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Pessoas em situação de rua;
– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
*Com informações da Sesa-ES
LEIA TAMBÉM: Mulheres são as mais atingidas pela dengue no ES