
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na quinta-feira (16). Para esta etapa, fazem parte do grupo prioritário, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e cobradores, portuários, além de portadores de doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento e população privada de liberdade (detentos).
Desta vez, de acordo com o Ministério da Saúde, os professores ficaram para a terceira fase da campanha, de 9 a 22 de maio, já que as aulas estão suspensas em todo o País, devido à pandemia do coronavírus.
O Espírito Santo conta, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, com 61.296 profissionais caminhoneiros, 19.557 profissionais de transporte coletivo e 4.556 profissionais portuários, totalizando 85.409 trabalhadores. Vale ressaltar que os motoristas de aplicativo ou táxi não estão contemplados nesta etapa.
ATENÇÃO! É preciso ficar atento a alguns detalhes: todos os integrantes do grupo prioritário devem apresentar a carteira de vacinação, na hora de receber a dose. Caso não seja possível, basta um documento de identificação com foto. No caso de caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, é preciso apresentar, ainda, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D. Já os pacientes com doenças crônicas devem apresentar, além do documento, um laudo médico.
Alerta
Pessoas do público-alvo que apresentarem qualquer sintoma respiratório não devem buscar a imunização neste momento, devendo ficar em casa, em isolamento, até os sintomas desaparecerem.
Calendário
– A partir de 16 de abril: membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, povos indígenas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
– A partir de 09 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; professores, Gestantes; Puérperas; Adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.
– 09 de maio: Dia D de Mobilização Nacional
Quem deve tomar a vacina da gripe em 2020?
– Idosos;
– Trabalhadores da saúde;
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– Caminhoneiros;
– Motoristas de transporte coletivo;
– Portuários;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade;
– Funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento;
– Pessoas com 55 anos a 59 anos de idade;
– Crianças de seis meses a 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes;
– Puérperas (até 45 dias após o parto);
– Professores das escolas públicas e privadas;
– Povos indígenas;
– Pessoas com deficiência.
As doses estarão disponíveis nas 493 salas de vacinação em todos os 78 municípios do Espírito Santo.