Saúde

Gripe: unidades de saúde dão início à segunda fase de campanha nacional

Em Domingos Martins, todas as unidades de saúde estão a postos para imunizar o público-alvo desta etapa

Foto: Divulgação

Tem início em todo o Brasil nesta quinta-feira (16) a segunda fase da campanha de vacinação contra a Influenza. Esta etapa teve alterações em seu público-alvo nas últimas semanas e pretende imunizar profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou de outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Em Domingos Martins, todas as unidades de saúde já estão a postos para vacinar o público-alvo desta fase da campanha. A Secretaria de Vigilância em Saúde orienta que os moradores que devem se vacinar nesta etapa procurem as unidades de saúde pelo telefone para se informar sobre os horários e a disponibilização da vacina.

É importante lembrar que as medidas preventivas estão cada vez mais rigorosas e estão sempre sob olhar atento das pessoas, principalmente nas unidades de saúde. Por isso, é preciso evitar aglomerações.

Mudanças nas fases da campanha

A campanha de vacinação foi antecipada para o mês de março para ajudar no diagnóstico do coronavírus, que tem sintomas semelhantes aos da gripe e do resfriado. Por isso, durante a primeira fase, os imunizados foram os idosos, que compõem o grupo de risco da Covid-19, e os profissionais de saúde, primeiros nessa linha de combate.

Foto: Divulgação/Pexels
Profissionais que estão nas estradas todos os dias também fazem parte de grupo da segunda fase de vacinação

Já a segunda e a terceira fases da campanha passaram por modificações em seus públicos-alvo. A partir de hoje, por recomendação do Ministério da Saúde, serão imunizados profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou de outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Os três últimos públicos entraram para o grupo contemplado pela imunização nesta fase por serem profissionais que não pararam de trabalhar durante esta pandemia, ou seja, continuam expostos ao risco todos os dias para garantir o funcionamento de serviços essenciais à população.

É importante lembrar que, durante a segunda fase, não estão contemplados os motoristas de aplicativo ou táxi devido à logística da entrega de doses da vacina pelo laboratório produtor e à indisponibilidade de quantitativo para atender a população.

A terceira fase desta campanha nacional de vacinação terá como público-alvo as pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto e pessoas acima de 55 anos.

Unidades voltam a fornecer vacinas de rotina

Desde o início da campanha nacional de vacinação, as unidades de saúde de Domingos Martins suspenderam as vacinas de rotina que eram oferecidas à população. A partir desta semana, a imunização de rotina volta a ser disponibilizada para os moradores.

A Vigilância em Saúde lembra que é necessário ligar para as unidades de saúde antes de ir até lá, para se informar sobre o horário em que as vacinações estão acontecendo e quais são as doses disponíveis naquela unidade de saúde.