Saúde

Grupo cria plataforma de apoio emocional para ajudar brasileiros que estão nos EUA

O grupo atua conectando profissionais voluntários da área de saúde mental, meditação guiada e orientação de carreira com pessoas que precisam e se cadastram pedindo ajuda

Foto: Reprodução/Pexels

Em um momento em que o mundo todo parou de viver suas rotinas e teve que ficar em casa, assistir aos números alarmantes e crescentes por meio das notícias, fez com que a ansiedade por estar vivendo longe da família e do país de origem aumentasse. Pensando nisso, Drica Pinotti, escritora brasileira que vive atualmente em Nova York, criou com a ajuda de um grupo de amigas o projeto Epidemic Support. Todos os atendimentos são virtuais.

O grupo atua conectando profissionais voluntários da área de saúde mental, meditação guiada e orientação de carreira com pessoas que precisam e se cadastram pedindo ajuda. A rede conta com quatro tipos de atendimentos, todos voltados para o equilíbrio mental. O grupo está sendo coordenando profissionais diversos, entre eles, psicólogos, terapeutas holísticos, instrutores de meditação guiada e especialistas em recursos humanos. Todos os participantes são voluntários e tem como função dar apoio aos brasileiros que moram no exterior, mas também estão preparados para atender uma demanda de Americanos, por isso a plataforma foi escrita em português e inglês.

Os atendimentos mais requisitados no momento são: apoio emocional emergencial, feito por um terapeuta licenciado, e que dura aproximadamente 30 minutos e funciona por vídeo chamada e orientação de carreira, em função da quantidade de pessoas que perderam os empregos e vão precisar de recolocação no mercado de trabalho. 

As queixas são inúmeras, desde solidão, preocupação com a família que está no Brasil, problemas financeiros, medo do futuro, mães que terão bebês em plena pandemia e que estão sozinhas em hospitais, além do luto de quem já perdeu algum familiar para a batalha contra a covid-19. 

Foto: Divulgação

A Epidemic Support oferece também sessões on-line de meditação guiada, que ajudam a acalmar o corpo, a mente e ainda “ligações amigáveis”, que são bate-papos com voluntários do programa disponíveis para os momentos de aflição em que precisamos apenas conversar. 

“Todas as formas de apoio trazem esperança e acalento neste momento tão delicado do mundo”, acredita Drica Pinotti.

Para acessar a plataforma é só usar o link abaixo. Lá você pode se inscrever para ser um voluntário ou pedir ajuda. O serviço não aceita doações de nenhuma espécie e é totalmente gratuito. Drica ressaltou que a intenção é estender o trabalho para o Brasil assim que o período de isolamento acabar em NY.

Clique e saiba como ter apoio!