Um grupo musical formado numa Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vitória tem ajudado pacientes durante tratamentos. Os resultados foram apresentados no 5º Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Congrepics), realizado em Florianópolis, entre os dias 8 e 11 de novembro.
O grupo formado por 12 pacientes da Unidade de Saúde de Parque Moscoso se chama NosSUS Coral e é coordenado pela fonoaudióloga da unidade, Aline Pignaton.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os encontros do grupo ocorrem às segundas-feiras, na própria unidade, onde são realizados aquecimento vocal e exercícios de respiração. Aline explica que a prática traz uma nova visão sobre o espaço que é destinado para cuidar da saúde:
“Além do contato com a arte e a musicalidade, a participação no coral permite que eles estreitem seus laços de amizade, uma vez que moram na mesma comunidade e passam a ver que a unidade de saúde permite outras formas de fazer saúde, além da habitual, que normalmente é para recuperar a saúde e não prevenir agravos e doenças, mas também promover saúde”.
LEIA TAMBÉM: Bebês prematuros: saiba as causas, cuidados e como prevenir
O coral já se apresentou em diversos espaços da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), como no Centro de Referência de Atenção ao Idoso (Crai), a Escola Técnica do SUS (ETSUS), outras UBS, em hospitais e também na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, além da própria UBS Vitória.
A fisioterapeuta Aline Pignaton apresentou os resultados que o NosSUS Coral obteve durante esse tempo. Ela explica que apesar de não ser uma musicoterapia, a música traz diversos benefícios à saúde:
“É sabido que enquanto as pessoas cantam juntas, no mesmo ritmo, isso acaba regulando a frequência cardíaca e respiratória, reduzindo o estresse, a ansiedade e melhorando a resposta imunológica”.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa da Ufes aponta falta de informações básicas entre gestantes do ES