Saúde

Guarapari recebe eventos para dar início à Campanha Setembro Amarelo

Uma palestra pública está marcada para esta segunda-feira (02), iniciando as programações do mês que é dedicado à discussão sobre o problema em todo o Brasil.

No mês de prevenção ao suicídio, alguns eventos em menção à Campanha Setembro Amarelo serão realizados em Guarapari. As programações são voltadas para a conscientização sobre o problema, já que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

Palestra Pública

Nesta segunda-feira (02), uma palestra pública discute o tema “Suicídio: Causas profundas e prevenção”. O evento, que acontece às 20h, contará com o palestrante Hélio Tinoco. A programação será realizada no salão do Grupo Espírita Allan Kardec (Geak), localizado na Rua Horácio Santana, Parque Areia Preta, nº 412.

Foto: Divulgação

Roda de Conversa

Já no próximo sábado (07), uma roda de conversa será realizada com os voluntários do Centro de Valorização a Vida (CVV), com o tema “Conhecer para melhor cuidar”. O evento acontece de 14h as 17h30 e será realizado no salão do Geak.

Foto: Divulgação

Audiência Pública

Uma audiência pública também debate sobre o suicídio em Guarapari. A solenidade, que acontece no dia 10 de setembro, tem como proponente o vereador Denizart Luiz- Zazá (PSDB) e será realizada na Câmara de Guarapari, às 18 horas.

Foto: Divulgação

Setembro Amarelo

A Campanha Setembro Amarelo é realizada em todo o Brasil com o objetivo de discutir medidas de prevenção ao Suicídio. O movimento também visa chamar a atenção da população para o problema e dar visibilidade à causa, fazendo menção ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, promovido no dia 10 de setembro.

Foto: Reprodução

Durante toda a campanha, palestras e passeatas são realizadas em todo o país, promovendo momentos de conscientização sobre o assunto. O movimento teve como um dos mobilizadores principais o Centro de Valorização da Vida (CVV), associação civil sem fins lucrativos, que presta serviços de atendimento emocional e preventivo.

Texto: Sara de Oliveira