Falta cerca de 15 dias para o primeiro domingo de provas do Enem 2023. O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano será aplicado em 5 e 12 de novembro aos cerca de 3,9 milhões de candidatos inscritos.
>> Quer saber tudo sobre o Enem 2023? Clique aqui e faça parte do grupo do Folha Vitória
As provas contêm, no total, 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro com 45 questões em cada área do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática, e Ciências da Natureza. Além disso, os estudantes precisam escrever uma Redação.
Para as maratonas de provas, cuidar da alimentação nos dias que antecedem e durante o exame é fundamental.
LEIA TAMBÉM: Veja 10 dicas para memorizar o conteúdo que cai no Enem
A médica pós-graduada em nutrologia e endocrinologia Lorena Balestra sugere que os estudantes priorizem os alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.
“Evite excesso de alimentos processados e ultraprocessados. Evite também alimentos ricos em gorduras e açúcares, isso pode piorar a produção de cortisol e te deixar mais ansioso ou estressado“, alerta Lorena.
Cardápio: o que comer?
Se você tem dúvida do que escolher para comer, a nutróloga preparou várias dicas de café da manhã e lanches para fazer. Confira:
SEMANA E DIA DA PROVA: Opte por refeições leves e equilibradas. Inclua no café da manhã carboidratos, como aveia. No almoço, aposte em proteínas, como frango ou peixe, e vegetais.
Não pode faltar: Nos lances e cafés aposte em aveia com frutas e iogurte. No almoço e na janta, dê preferência para frango grelhado, arroz integral e vegetais. Peixe assado, quinoa e salada também são boas opções.
LEIA TAMBÉM: Quem criou o Enem? Conheça a história e os segredos do 2º maior vestibular do mundo
DURANTE A PROVA
Escolha lanches saudáveis, como frutas e castanhas. Beber água para se manter hidratado também é fundamental. Evite bebidas energéticas ou com alto teor de açúcar. Elas podem causar picos de energia seguidos de queda e piorar o seu rendimento na prova.
Não pode faltar: Queijo branco, frutas frescas, barras de cereais integrais, castanhas, água de coco e isotônicos são boas opções para manter a energia durante a prova.
Evite: veja o que não comer na semana de provas
Evite alimentos pesados, frituras e excesso de cafeína. Além disso, segundo a especialista, o ideal é não experimentar alimentos novos para evitar possíveis desconfortos gastrointestinais.
“Alimentos conhecidos como estimulantes à noite podem atrapalhar seu sono. Portanto, fuja da cafeína e do chocolate, para garantir que você dormirá bem. Refeições pesadas antes de deitar também atrapalham”, disse.
LEIA TAMBÉM: Como são escolhidos os fiscais do Enem? Veja salário para trabalhar no dia da prova
Reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura. Eles podem dificultar a digestão e levar a desconfortos durante a noite. Limite também o consumo de bebidas alcoólicas.
Durma bem na semana de provas
Você já deve ter ouvido falar sobre “higiene do sono”. Comece mantendo um horário regular para dormir e acordar. Uma outra dica importante é reduzir o uso de eletrônicos, principalmente antes de dormir. Isso porque a luz azul pode interferir no ciclo do sono.
“Relaxe a mente praticando atividades tranquilas antes de deitar, e crie um ambiente propício para o descanso, com o quarto escuro e confortável, praticar técnicas de respiração, também pode contribuir para uma noite tranquila. Uma boa noite de sono contribuirá para melhor concentração e desempenho no dia da prova”, explica a médica.