Com o processo de envelhecimento, há perda de volume e definição do rosto resultando na “quadralização” da face e na perda do triângulo invertido, considerado o triângulo da juventude, onde as maçãs do rosto são saltadas, o maxilar é mais anguloso e com contorno definido.
A dentista Cicilia carvalho, especializada em implantodologia, explica que com o passar dos anos, as pequenas bolsas de gordura presentes no rosto deslocam-se para baixo, há perda óssea com frouxidão de ligamentos e músculos, podendo resultar na formação de olheiras, aprofundamento da linha entre o nariz e a boca (bigode chinês), alteração no contorno da mandíbula, rugas de expressão e estáticas e há perda de colágeno e elastina.
“Com a harmonização orofacial é possível preencher pontos com exatidão e a substância usada no preenchimento deve ser aplicada em diferentes camadas da pele, com o objetivo de corrigir espessura, devolver volume e contorno e atenuar linhas, rugas e sulcos”, esclarece a especialista.
Cicilia, que recentemente participou do curso do também dentista Igor Alves, referência em harmonização orofacial no país, destaca que as maçãs do rosto marcadas como as das modelos é uma tendência atual, porém o resultado natural é sempre o objetivo. “Para isso, é preciso que o profissional saiba identificar a região óssea exata para realizar o preenchimento, para valorizar a região malar e não aumentar as bochechas. O desenho da face é único em cada paciente e a simetria dos lados deve ser sempre checada”, alerta.
O preenchedor ideal para cada paciente também depende de necessidade individual: podem ser usados o ácido hialurônico mais denso ou um bioestimulador como a hidroxiapatita de Cálcio, por exemplo, e depositá-lo na camada correta da pele.
Botox natural
Outra novidade na técnica de harmonização é a aplicação de um botox mais natural, sem a “expressão congelada” ou artificial. “Nesse protocolo , a toxina botulínica é diluída em vitaminas, minerais e ácido hialurônico, que são injetados na pele do paciente através da técnica de mesoterapia facial. O resultado é uma pele mais suave, macia e preenchida com naturalidade. “Harmonização facial não significa necessariamente uma grande transformação. Mudanças sutis fazem toda diferença sem que sejam identificadas. Harmonia ou desarmonia não se encontram em distâncias, linhas, superfícies ou volumes”, ensina Cicilia.