A direção do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, informa que devido à serviços de manutenção na rede elétrica no Hospital Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), onde está localizado, o atendimento no domingo, 03 de fevereiro, será em horário diferenciado.
As doações de sangue no local poderão ser realizadas pela manhã, das 7h às 8h, e retomados das 12h às 19h, com cadastro até às 18h20. Na segunda-feira (04), o atendimento será normalizado, de acordo com os horário do centro.
A unidade aproveita para alertar as pessoas sobre a necessidade da doação do sangue O-. Muito utilizado em situações de emergência, como atendimento a vítimas de violência ou acidente automobilísticos, o sangue O- é necessário até que seja descoberto o tipo sanguíneo do paciente. Por esta razão, preocupa a quantidade de bolsas disponíveis no Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, por conta da baixa de doações de sangue RH negativo.
Rachel Lacourt Costa, diretora do Hemoes, explica a importância do tipo sanguíneo e a utilização em pacientes de urgência. “É o sangue mais utilizado em situações de gravidade extrema. Quando chega um paciente vítima de violência urbana ou de acidente automobilístico precisando de sangue com muita urgência, ele vai tomar sangue O- até que se faça a tipagem sanguínea e a compatibilização com a bolsa de sangue. Por ser um período em que as pessoas viajam muito, acabam esquecendo de doar. Em contrapartida, é o período que acontece mais acidentes e a demanda por sangue acaba aumentando”.