Saúde

Hemoes vai funcionar durante o feriado. Veja como doar e salvar vidas

O processo de coleta de sangue é rápido, e varia de acordo com o doador, podendo levar de 5 a 15 minutos. Da identificação à coleta, é necessária em média uma hora

Foto: Divulgação/Sesa-ES

Para aumentar os níveis do estoque de sangue do ES, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, funcionará neste final de semana e no feriado do Dia de Finados, na próxima terça-feira (02). 

O atendimento vai acontecer normalmente 7h às 18h20. Isso porque, em feriados prolongados e finais de semanas, é possível haver um aumento de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue nos hospitais do Estado.

A diretora geral do Hemoes, Marcela Murad, ressaltou que é fundamental manter os estoques de sangue em níveis seguros e, com isso, poder realizar os atendimentos, que só é possível por meio das doações. 

“É de suma importância manter o estoque de sangue em nível seguro para evitar o desabastecimento nos hospitais. Se o estoque estiver baixo, cirurgias podem ser canceladas e vidas podem ser perdidas”, enfatizou.

Hemoes precisa de, em média, 130 doadores por dia

Marcela Murad explicou ainda que para manter o estoque de sangue em níveis satisfatórios são necessários de três mil a quatro mil doadores de sangue por mês. Aproximadamente, 130 doadores por dia. 

Ela informou também que, além das cirurgias, os pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico necessitam de transfusões de sangue e de plaquetas regularmente.

“Doar sangue é um ato voluntário e de solidariedade para com o próximo. Neste feriado, vá ao Hemoes e faça sua doação para que muitas pessoas possam viver mais tempo e com qualidade de vida”, frisou.

Doar sangue leva, no máximo, 15 minutos

Marcela Murad explicou como funciona o processo de doação de sangue. Primeiro é preciso se identificar usando um documento com foto. Depois, o doador passa por duas triagens com especialistas.

O processo de coleta de sangue é rápido, e varia de acordo com o doador, podendo levar de 5 a 15 minutos. Da identificação à coleta, é necessária em média uma hora.

“Em 15 minutos é possível salvar até 4 vidas. O sangue é fracionado e dividido em 4 componentes. Aí é destinado a pessoas que passam por cirurgias de urgência, pacientes oncológicos e hemofílicos, por exemplo. Essas pessoas precisam diariamente de sangue, por isso precisamos dos estoques sempre cheios”, finalizou.

Profissionais preparados

Diante dessa situação, o Hemoes reforça que todas as unidades de coleta de sangue do Estado estão preparadas para receber os doadores com segurança. “Doar sangue é seguro, estamos usando todos os protocolos de segurança. É rápido, é seguro, os servidores estão equipados com EPIs”, disse a diretora.

Para receber os doadores em segurança, algumas mudanças foram feitas. “A higienização foi intensificada, e estamos atendendo com agendamento para evitar aglomerações”, explicou Marcela. Além disso, o espaço interno foi adaptado, aumentando o distanciamento entre as cadeiras.

Veja quem pode doar sangue

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar a condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário.

Para os mais velhos, há apenas uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

Os interessados em doar sangue devem ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham almoçado, devem aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Doações de sangue na pandemia

As pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

Saiba como chegar no Hemocentro de Vitória neste feriado

– Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe

Telefone: (27) 3636-7920