Saúde

Home office? Tenha atenção com a postura e evite problemas de coluna!

Ortopedista recomenda interromper `às atividades profissionais de hora em hora, para praticar alongamentos e uma curta caminhada pela casa

Foto: Divulgação

Para as pessoas que não estão acostumados a trabalhar de casa, o chamado home office, e por causa da falta de hábito e de cuidados com a postura, surgem as indesejáveis dores na coluna. Diante disso, surgem as dúvidas sobre qual é a postura adequada e como evitar essas dores, para ter uma rotina mais leve e com menos desconfortos durante a pandemia.

Para ajudar as pessoas a entender o motivo do problema, o R7 conversou com Luiz Cláudio Schettino, médico do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Segundo Schettino, as principais razões para o surgimento ou aumento das dores durante o home office são a posição em que usamos computadores e celulares e o fato de, muitas vezes, improvisarmos o local de trabalho.

Como resolver o problema?

Procurar um médico não é necessariamente o primeiro caminho a seguir. Segundo Schettino, todos devem seguir dentro de casa “os mesmos princípios de boa postura durante o trabalho de escritório”. Ou seja, se um longo período sentado se faz necessário, é preciso primeiramente procurar por uma boa cadeira.

Além disso, a cadeira devem conter, também, com apoio para os braços e uma correta altura para posicionamento dos membros inferiores no chão, para se evitar a tendência de escorregar e ficar com a coluna torta.

Ainda de acordo com o ortopedista, interromper as atividades profissionais, de hora em hora, para praticar alongamentos e uma curta caminhada pela casa, assim estimulando a vascularização e a lubrificação de toda a musculatura e as articulações.

O médico também aconselha praticar exercício físico, adaptáveis à casa, evitando assim, a atrofia muscular. Vale ressaltar também que desde que sejam prescritos a partir de orientação médica, analgésicos e relaxantes musculares também são válidos.

* Com informações do portal R7