A Prefeitura de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, informou que um homem diagnosticado com coronavírus no município é morador de Vitória. Ele, apenas, trabalha em Aracruz. Pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas.
O homem com a confirmação da doença é trabalhador da Suzano, empresa de papel e celulose que tem uma unidade no município. Segundo a prefeitura, ele está internado em um hospital da Grande Vitória, onde é monitorado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, quatro moradores de Aracruz, que trabalham e tiveram contato com o paciente infectado, não apresentaram sintomas de coronavírus. Mesmo assim, estão em quarentena.
Amostras de sangue dos quatro trabalhadores foram coletadas. O material foi encaminhado para o Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o único credenciado no estado pelo Ministério da Saúde para fazer esse tipo de análise. O resultado, que vai comprovar ou descartar a infecção, deve sair nos próximos dias.
“Estamos pedindo para que a empresa redobre os cuidados porque, possivelmente, novas contaminações podem acontecer pois muitos funcionários vêm da Grande Vitória, onde a propagação do vírus é crescente”, alerta a secretária de Saúde do município, Clenir Avanza.
Mal-estar
A Suzano emitiu um comunicado e informou que o homem apresentou mal-estar no último dia 20, um dia após sair de folga. Ele, então, procurou ajuda médica e recebeu o diagnóstico de suspeita de dengue.
Desde então, ele foi orientado a não retornar ao trabalho e ficar em isolamento domiciliar. No dia 26, o trabalhador procurou, novamente, o hospital porque tinha novos sintomas. Foi quando recebeu o diagnóstico suspeito de pneumonia e Covid-19. No mesmo dia, ele passou por novos exames para identificar uma possível infecção por coronavírus.
Segundo a empresa, assim que recebeu o diagnóstico com a suspeita, informou o caso à Secretaria de de Estado da Saúde (Sesa) e seguiu o protocolo de segurança. Trabalhadores que tiveram contato com o paciente foram mapeados e encaminhados para quarentena. Eles são acompanhados e devem ficar em casa, seguindo orientações do Ministério da Saúde.
A Suzano informou que está operando normalmente e reforça que segue as orientações do Ministério da Saúde e dos órgãos oficiais dos países onde tem unidades em operação. A empresa disse que adotou medidas preventivas e que intensificou as ações de limpeza e de higienização em áreas comuns de todos os seus ambientes.