Um estudo da Universidade Inonu, na Turquia, concluiu que homens com doença periodontal estão três vezes mais propensos a ter disfunção erétil. De acordo com o dentista especialista em periodontia Umberto Ramos, a principal causa está na falta de higiene bucal.
“É preciso manter uma boa higiene, com cuidados como uma boa escovação e uso do fio dental, evitando a inflamação das gengivas. As bactérias responsáveis pela doença periodontal podem entrar na corrente e vasos sanguíneos, criando as placas, que por sua vez, entopem esses vasos, o que pode acarretar na disfunção erétil”, explicou o especialista.
Além disso, a periodontite, que é uma doença inflamatória crônica, que danifica as gengivas e o osso de suporte dos dentes, pode levar a perda dental.
Para evitar o problema, Dr. Umberto explica o que o paciente precisa fazer. “Além da escovação adequada, o uso do fio dental e a visita regular ao dentista, é preciso fazer um acompanhamento com um dentista especializado para o tratamento correto das doenças periodontais, o que pode reduzir as chances de uma disfunção erétil”.